Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A TV digital chega ao Rio. E daí?

A TV Globo anunciou que começa na segunda-feira (16/06) a transmissão de TV digital[bb] no Rio de Janeiro. No Jornal Nacional vai ser noticiada a inauguração da antena e a novela das oito já começa a ser transmitida no novo formato.

Mas aí eu te pergunto: e daí?

A TV digital já está em testes no Brasil há mais de um ano e durante todo esse tempo, nada realmente relevante foi concebido para explorar toda a interatividade que a transmissão digital é capaz de suportar. Só o que é vendido atualmente é a possibilidade de ver TV de graça no celular, no monitor LCD[bb] do seu carro e qualidade da imagem.

É claro que isto já é alguma coisa, mas convenhamos que para uma tecnologia que promete compras dos produtos apresentados, interação com a emissora e até transmissão de dois programas ao mesmo tempo, ficar cantando as vantagens de usar o celular[bb], que mata a qualidade da imagem, é no mínimo um desperdício.

Imagem via HDTV Brasil

As vantagens para os anunciantes são imensas. Já pensou em ver o personagem da novela usando aquele notebook[bb] que você queria e poder saber mais informações ou até mesmo comprar o produto sem ao menos ter que sair da frente da TV ou parar de assistir à novela? Comodidade mais consumismo é tudo o que muita marca sempre sonhou.

Será que as emissoras, os anunciantes e até mesmo as agências estão prontos para explorar esse terreno? E se já estão, o que falta para efetivamente fazer a TV do futuro se traduzir em algo mais relevante que ver novela no celular?

Posts Relacionados
Jaime Ohana disse...

30 Segundos,

Ate uma boa pergunta. Sera que nossas agencias tem capacidade de aprveitar o que essa tecnologia permite?

Abs


Uau!

Dan Dualiby disse...

Cara, eu até hj não vi um conversor digital aqui em sampa, e não conheço ninguém que tenha...

Com certeza essa evolução ocorrerá, e a tv digital será uma mídia interativa e bem explorada, eu acho que as agências não sofrerão tanto assim, mas só quando o serviço for democratizado...

Rafael Taguchi disse...

Opa!
realmente, quando se fala em TV Digital no Brasil, a maioria fica feliz por apenas melhorar a qualidade e poder ver no celular... isso ja é alguma coisa, mas o verdadeiro "tchan" da DTV pelo menos para nós publicitarios, ainda não está em uso.

A centauro fez o primeiro anuncio interativo em parceria com o youtube, ja penso esse comercial na tv? seria brilhante! mas acho que isso vai demorar um tempo rasoável, aqui em Goiânia - GO a previsão pra chegar a TV Digital é final de 2009....


abraços!
Rafael Taguchi
www.os4ps.blogspot.com

Andréia Lino disse...

concordo com vc... acredita q com toda essa euforia sobre esse assunto, ate hj não entendo direito. vamos esperar chegar aki na minha distante cidade

bjoka

Anônimo disse...

Falta investimento. Como anunciantes e fabricantes não sabem o que esperar, não investem pesado na nova tecnologia.

E também falta que essa tecnologia seja mais acessível. Quando ainda se discutia sobre a criação da TV digital, estipulou-se que o conversor deveria custar 200 reais.

Até agora só vi conversores pelo dobro do preço. E, ao que me parece, sem a interatividade, já que o software para que ela aconteça não está 100% desenvolvido.

Passe o mouse para comentar