
Referendando a nossa discussão, a Compass Partners divulgou uma pesquisa que diz que nos Estados Unidos existem 36,2 milhões de mulheres que interagem com blogs e 40% delas pensam que blogs são mídias confiáveis (viu, Estadão?). Essa mulherada toda diz dar valor a esses veículos justamente pelo óbvio: informação do jeito que elas querem, quando elas querem.
Por isso, elas participam muito mais ativamente na blogosfrera, escrevendo, comentando, interagindo com os outros editores, o que as faz ter cada vez mais confiança no que é publicado, até mesmo se comparamos com as mídias tradicionais. Elas fazem a blogosfera crescer. Segundo a editora do BlogHer, Elisa Camahort Page, com a descrença cada vez maior nas instituições, o foco da confiança passa para aquilo que está mais próximo, ou seja, a blogosfera.
A blogosfera está se transformando na 'mesa da cozinha' digital onde as pessoas se reúnem para conversar sobre tudo o que afeta suas vidas, desde utensílios domésticosPortanto, se estiver pensando em anunciar usando esta mídia social, tenha em mente que anunciar especialmente para elas pode ter um excelente efeito na campanha, já que metade das mulheres inseridas neste contexto dizem que os blogs influenciam em suas decisões de compra. Além disso, blogs femininos como os da Gisele Honscha , Mirian Bottan, Lu Freitas, Lu Monte, Bia Kunze, Dani Koetz, Taisa Dias e vários outros influenciam muita gente da mesma maneira. Ou seja, assim como na vida longe dos computadoresa candidatos à presidência.
Há mulheres até no espaço, porque não na blogosfera?
=D
Obrigada pela referência, me senti importante até... hehehe.
Então, ainda assim a blogosfera brasieleira parece ser predominantemente masculina.
Levantei esta questão com meus alunos e a conclusão foi:
- mulheres falam demais e pensam rápido, por isso não são tanto de escrever
- homens falam pouco e acabam se expressando através dos blogs, já que escrever requer um pensamento mais lento
- blogs e computadors são coisas de nerds (as meninas que disseram)
Conclusão: a nova geração de mulheres brasileiras são machistas?
Ah sim, elas disseram que são coisas de nerds, mais especificamente de homens nerds.
Vou mandar teu link para a turma... quero só ver se vão se manifestar aqui.
Oi, Gisele.
No Brasil as mulheres são muito machistas há várias gerações e acreditam realmente que a predominância é masculina. Mas aí, entramos naquela velha máxima: quantidade não reflete qualidade. Se você pensar bem, há muita porcaria escrita por homens. Aliás, a maioria dos blogs de baixaria e coisas que não acrescentam nada a ninguém é escrita por homens. É claro que a pesquisa que citei representa outra realidade, mas muita coisa se aplica à nossa.
Blogs e computadores são coisas de nerds sim. Qual o conceito de nerd? Nerds podem sair à noite, beber, flertar e falar de algo que não sejam gadgets e programação?
Quanto a falar muito, pensar pouco e o contrário, eu penso que isso é irrelevante no ato de escrever. Quem quer escrever o faz, mesmo que tenha crise de abstinência por ficar sem falar mais de meia hora ou esqueça a língua por não falar em hora nenhuma.
Ah, e fiquei muito feliz por ter sido tema de discussão em sala de aula! Agora eu é que me senti importante! Não é todo dia que viramos a referência da referência.