Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Marca com tração nas quatro

Alguns colegas de trabalho têm como hobby fazer trilhas com carros 4x4. Um deles faz parte de um clube me mostrou as fotos deles enterrados quase até o teto na lama e a comunidade online que fazem parte: a Jeep Experience. Daí eu comecei a imaginar alguém perguntando para quê uma marca precisa de uma comunidade online quando se tem um site muito bem elaborado.

Com a sua comunidade, a Jeep conseguiu reunir usuários do Flickr[bb], Facebook, MySpace e YouTube[bb] que gostam de jipes em um só lugar e ainda por cima, formou uma excelente aproximação com seus consumidores e ganhou muito com o conteúdo gerado por eles. A convergência está levando outras grandes empresas a fazer o mesmo e hoje se vendem desde roupas a desodorantes utilizando o mesmo conceito.

Usando o apelo da interatividade e da necessidade natural de relacionamento de pessoas com interesses parecidos, as marcas agora podem ter o mesmo ou até mais resultado na Internet[bb] gastando muito menos do que gastaria se apenas investisse na mídia tradicional para atrair usuários para um site unilateral, sem a possibilidade de interação social.

Como diz um artigo do Mark Erals, dessa maneira, as marcas podem escorregar. Escorregar da rigidez dos sites fechados para a flexibilidade das mídias sociais onde as pessoas podem adicionar, retrabalhar, reconstruir e espalhar a marca por aí. A marca passa a ser amplamente utilizada, não só online como offline e também se tornam relevantes socialmente. Viram algo com que o consumidor tem com o que se identificar e o ajuda a tomar a decisão de manter a mesma marca de 4x4, por exemplo.

Essas conversas com a turma estão me inspirando bastante ultimamente!

Posts Relacionados

Passe o mouse para comentar