Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

terça-feira, 22 de abril de 2008

De quem é a rede social corporartiva?

Em um dos fóruns de discussão que participo, estávamos falando sobre as redes sociais embutidas em intranets corporativas. Uma das pessoas levantou a questão de quem seria a propriedade desta rede. Na mesma hora, me lembrei de um artigo que escrevi há algum tempo que dizia que na era do networking, não é possível "fazer" uma comunidade. Elas são formadas espontaneamente. A única coisa que o administrador faz é liberar o embrião e as pessoas fazem o resto.

Nesse caso, a resposta é: os empregados que usam as redes, são os donos delas. É claro que isto não significa que os administradores de rede e o pessoal da TI pode largar o emprego, como também comentei no artigo em que falo de intraredes sociais. Na Web 2.0 empresarial, ferramentas como blogs, wikis e redes de relacionamento não são usadas para a propaganda tradicional, mas precisam ser administradas de acordo com a política organizacional para que os empregados possam utilizá-las de maneira a interagir e trocar conhecimentos.

Estimular o uso das ferramentas de socialização digital pode ser também uma boa ferramenta para o pessoal do RH das empresas para avaliar o desenvolvimento profissional dos empregados. O setor de Comunicação pode avaliar com precisão a quantas anda o fluxo e o alcance das mensagens veiculadas, assim como obter valiosos feedbacks.

As vantagens do uso das redes corporativas para a socialização dos empregados são enormes e de acordo com a Forrester Research, é uma tendência das grandes empresas aumentar os investimentos neste setor, já que o retorno na qualificação profissional e posteriormente na competitividade das companhias tem sido muito satisfatório. Ainda assim, os administradores não podem se esquecer do princípio básico do funcionamento das redes sociais internas. A liberdade é a chave, ou seja, os donos são os usuários. Sempre.

Posts Relacionados
Ivo Neuman disse...

Ah, se tudo no mundo usasse essa chave...

Aqui, meu bróder, definitivamente precisamos conversar. Apareça no MSN ou anuncie a sua chegada com antecedência para eu ir botando a cerveja pra gelar.

Assuntos supimpas, sobre fama, fortuna e sexo. Enfim, o de sempre. Mas com novidades. Muitas novidades!!

Abrá!

Matt disse...

Pode preparar a gelada que sexta eu chego.

Passe o mouse para comentar