Qual o caminho evolutivo natural de uma rede social? Talvez os blogs tenham a resposta. No começo, blogs eram unidades isoladas, desvinculadas de qualquer conteúdo na Internet. É claro que desde o começo, existiam as plataformas de edição, mas a integração com sites não existia. Hoje, é mais que comum vermos publicações que servem a determinado site de conteúdo, blogs de empresas ou mesmo redes como a Interney Blogs, afiliadas a grandes portais.
As redes sociais ainda funcionam de certa forma como os blogs eram no começo: sites isolados que não se integram a outras propriedades da Internet. Você pode pensar: "mas e o Google com o Orkut?" Fazendo uma análise neste site, verá que mesmo afiliado a um grande provedor/administrador de conteúdo, suas características eram até pouquíssimo tempo, totalmente isoladas e de sua controladora. A integração é o caminho natural e já começa a ser percebida, sendo até possível ver resultados de pesquisas feitas no Google que saem do Orkut.
O FastCompany é um site que foi relançado há pouco tempo e já trabalha com esta nova tendência. Já em 1997 eles lançaram o The Company of Friends, uma espécie de embrião das redes sociais integradas quando Orkut e MySpace eram apenas projetos beta fechados ao público. Então é uma tendência natural que a rede social fosse integrada à publicação. Exatamente como hoje fazem os jornais O Globo e o Estadão, com os seus Globoonliners e Limão, respectivamente.
Mas e os negócios? Para os que têm uma grande base de visitantes formada até mesmo por ferrenhos defensores da marca, não é má idéia estender o conceito do seu site para incluir uma rede social. Ao contrário de redes totalmente dedicadas e construídas para tal, como o Facebook, nenhum dos usuários se sentiria desmotivado a ver também o que há no site principal. Já que redes sociais não podem (ao menos, não devem mais) ser confinadas apenas em seus mundos, o RSS pode ser usado para que os visitantes fiquem sempre atualizados com as novidades do site.
Desta maneira, os usuários podem estar preto da empresa, e vice-versa, de uma maneira que nem o blog mais visitado com o melhor sistema de comentários pode proporcionar. [MeioBit style on] A Dell e seu IdeaStorm é um grande exemplo deste poder, já que hoje está à frente graças ao que pode aproveitar do que foi sugerido e discutido naquela rede [MeioBit style off].
Continuando na linha de redes como a IdeaStorm, o fato de juntar, em benefício de uma marca ou produto, pessoas apaixonadas por determinado assunto, pode estreitar os laços entre estes consumidores e a empresa. Grupos poderiam se formar em torno de vários segmentos dentro daquele assunto e os próprios membros ajudariam a validar as idéias da empresa, baseadas em sua própria seleção ou especialidade, no seu senso de que a comunidade é deles (como você viu aqui), ainda que mantida pela empresa.
Então um negócio na Internet pode se beneficiar do estreitamento ou até mesmo da eliminação das fronteiras entre o que é uma rede social e o que é uma rede corporativa? Com todos os benefícios envolvidos, vale à pena o investimento.
As redes sociais ainda funcionam de certa forma como os blogs eram no começo: sites isolados que não se integram a outras propriedades da Internet. Você pode pensar: "mas e o Google com o Orkut?" Fazendo uma análise neste site, verá que mesmo afiliado a um grande provedor/administrador de conteúdo, suas características eram até pouquíssimo tempo, totalmente isoladas e de sua controladora. A integração é o caminho natural e já começa a ser percebida, sendo até possível ver resultados de pesquisas feitas no Google que saem do Orkut.
O FastCompany é um site que foi relançado há pouco tempo e já trabalha com esta nova tendência. Já em 1997 eles lançaram o The Company of Friends, uma espécie de embrião das redes sociais integradas quando Orkut e MySpace eram apenas projetos beta fechados ao público. Então é uma tendência natural que a rede social fosse integrada à publicação. Exatamente como hoje fazem os jornais O Globo e o Estadão, com os seus Globoonliners e Limão, respectivamente.
Mas e os negócios? Para os que têm uma grande base de visitantes formada até mesmo por ferrenhos defensores da marca, não é má idéia estender o conceito do seu site para incluir uma rede social. Ao contrário de redes totalmente dedicadas e construídas para tal, como o Facebook, nenhum dos usuários se sentiria desmotivado a ver também o que há no site principal. Já que redes sociais não podem (ao menos, não devem mais) ser confinadas apenas em seus mundos, o RSS pode ser usado para que os visitantes fiquem sempre atualizados com as novidades do site.
Desta maneira, os usuários podem estar preto da empresa, e vice-versa, de uma maneira que nem o blog mais visitado com o melhor sistema de comentários pode proporcionar. [MeioBit style on] A Dell e seu IdeaStorm é um grande exemplo deste poder, já que hoje está à frente graças ao que pode aproveitar do que foi sugerido e discutido naquela rede [MeioBit style off].
Continuando na linha de redes como a IdeaStorm, o fato de juntar, em benefício de uma marca ou produto, pessoas apaixonadas por determinado assunto, pode estreitar os laços entre estes consumidores e a empresa. Grupos poderiam se formar em torno de vários segmentos dentro daquele assunto e os próprios membros ajudariam a validar as idéias da empresa, baseadas em sua própria seleção ou especialidade, no seu senso de que a comunidade é deles (como você viu aqui), ainda que mantida pela empresa.
Então um negócio na Internet pode se beneficiar do estreitamento ou até mesmo da eliminação das fronteiras entre o que é uma rede social e o que é uma rede corporativa? Com todos os benefícios envolvidos, vale à pena o investimento.
Show de bola o blog "30 Segundos". é um dos meus pontos de visita diária. Com assuntos sempre muito interessantes.
Você já está adicionado lista de Blogs do meu blog "bastidores da propaganda".
Se for possível, insira meu blog na sua lista...
grande abraço
bastidoresdapropaganda.blogspot.com
Olá Matheus,
Concordo com voce quanto ao caminho natural que as redes sociais vão tomar... Veja só na empresa onde trabalho montamos uma rede social onde os participantes trocam ideias sobre os seus problemas e soluçoes isso em tempo real ... claro que não a integramos a nenhuma outra rede mais isso é possivel um dia, estamos terminado o blog corporativo que usará plataforma wordpress.
parabens pelo blog
abraço
@Bastidores: Obrigado por sua visita! Seu blog também é excelente!
@Rubens: A empresa em que trabalho também tem rede corporativa interna e já é uma boa experiência incentivar os empregados a utilizá-la. Obrigado por sua visita!