Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A coisa está mais rápida que eu pensava!

Eu comentei aqui há alguns meses, que os anúncios em vídeo já estavam sendo testados no YouTube e mais recentemente, falei das novas tecnologias previstas para esta mídia, em desenvolvimento pela Microsoft[bb].

Mas, como tudo na Internet evolui muito rápido, os anúncios contextuais para vídeos já são realidade e estão em fase de testes pelo Google. Os anúncios que estavam em teste no YouTube (sinceramente, nunca vi nenhum) e que apareciam em pontos predefinidos no começo e no fim do vídeo foram postos de lado. Agora eles estão lá o tempo todo e o usuário escolhe quando quer vê-los clicando em uma área de 20% da tela no rodapé.

Há duas modalidades de anúncio: o de texto e o de vídeo. Para os de vídeo, se clicar em um anúncio, o vídeo que você está assistindo entra em pausa e o comercial aparece. Nos de texto, o clique abrirá o anúncio em outra janela e o que você está vendo não é interrompido. Nesta página você pode ver as duas modalidades em ação e aqui você tem alguns estudos de caso[bb].

Além disso, as pessoas que publicam vídeos muito vistos e comentados podem vincular suas contas ao programa de anúncios AdSense para Vídeos e ganhar dinheiro com suas produções. No entanto, para esta primeira fase esta opção só é disponível para quem está nos Estados Unidos, Canadá ou no Reino Unido.

Na verdade, a faixa que aparece no rodapé dos vídeos não é nada discreta. Os anúncios de texto ficam rolando e podem desviar um pouco da atenção; e quando são clicados, a janela que se abre faz com que você perca alguns segundos do que está assistindo. E no final das contas, não deixa de ser uma faixa em primeiro plano alheia ao que você está vendo e isso o Metacafe já faz há algum tempo. Aliás, o Metacafe é um site de vídeos que tem atitudes interessantes no quesito publicidade, como já comentei aqui. Não sei se você já viu algum vídeo lá (se não, veja este. Certo, Galo?), mas eu não dou a mínima para aqueles anúncios quando aparecem.

Aqui tem um exemplo de um vídeo com anúncios:

Mesmo com suas desvantagens, há algumas características interessantes para quem quer anunciar nestes moldes. Há várias pessoas no YouTube que publicam vídeos pessoais com milhões de visualizações por dia, então o alcance será enorme. Por serem contextuais, os anúncios podem ser bem relevantes, o que minimiza o efeito negativo proporcionado pela faixa de propaganda. Os anúncios em vídeo não são muito intrusivos e não atrapalham o espectador, já que ele só os ativa se quiser e o que ele está vendo fica parado, esperando que o comercial[bb] acabe.

Por ser uma nova forma de mostrar anúncios relevantes, é normal que alguns ajustes sejam feitos e que esperemos eventuais falhas. Agora só resta aguardar para saber a aceitação do público e se as conversões valerão à pena.

Com o que você viu, já consegue avaliar se estes anúncios vão te incomodar ou se você vai prestar atenção neles?

Posts Relacionados

Passe o mouse para comentar