Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Vire fã do Brasil

Não preciso nem falar em quanto o Brasil[bb] é lindo em como o potencial turístico deste país é enorme. Mas se você notou, eu escrevi POTENCIAL e não estrutura turística, o que é lamentável. Quando falamos em indústria de turismo no Brasil, falamos de um país que investe pouco no setor e que prepara muito mal os profissionais da área.

No ranking de competitividade turística, ficamos em 59º lugar, atrás de países como Chipre, Catar e Croácia*. É mais do que evidente que precisemos algumas muitas melhorias. No exterior, salvo raras excessões, quando as pessoas ouvem o nome Brasil, a associação feita é apenas com mulheres, futebol[bb], praias, mulheres e futebol. Nesta ordem. E esta associação é fruto dos cartazes de promoção utilizados até meados dos anos 90, que mostravam apenas mulheres seminuas em praias e até em estádios de futebol!

E para tentar reverter este quadro, a EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo) há alguns anos vem adotando uma nova abordagem na comunicação exterior que elimina os apelos superficiais e degradantes da comunicação anterior e ressalta acertadamente as belezas não só das praias, mas também das cidades e do cada vez maior setor de turismo de negócios.

Em um esforço para melhorar a visibilidade do Brasil no exterior, começou a ser veiculada a campanha "Vire Fã" que mostra cartazes, outdoors e impressos com pessoas se dizendo fãs do Brasil por experimentar uma diversidade se sensações extraordinárias. A campanha está na Argentina e no Chile e ainda aparecerá na Inglaterra e na Alemanha, todas com duração de aproximadamente três meses.

Os destinos mostrados nas peças são Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros (PE), Garopaba e Praia do Rosa (SC), Praia do Francês (AL), Salvador (BA), Ponta do Seixas (PB), Natal (RN), Ilhabela e São Paulo (SP). O ponto forte da ação é que os anúncios são muito bem produzidos e chamam a atenção pela beleza e qualidade.

Tomara que assim deixemos de ouvir a famosa frase "Oh, Brazil! Mulherrres, football, samba!" ou aquela pior: "Vocês viverrr em florrrestas?"

Update: O leitor Davi, de Natal, me alertou que eu listei as cidades, mas não incluí a dele, que é a do cartaz. Rateada corrigida! Obrigado Davi!

*Fonte: Fórum Econômico Mundial

Posts Relacionados
Anônimo disse...

Olá Matheus,
Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo post sobre a Campanha "Vire fã". Só queria acrescentar que na peça que você colocou, a foto de baixo refere-se à minha cidade, Natal, no estado do Rio Grande do Norte; faltou apenas incluí-la como destino mostrado nas peças.
Abraço!

Rebeca Medeiros disse...

Sim Sim Sim!! Essa praia aí da foto é a praia de Ponta Negra em Natal! Ai q saudade da minha terrinha!!

Isso é muito legal.. Porém... Quem mais estraga a imagem do país são os agentes de viagem no exterior ou o próprio governo. Essa imagem tá agarrada na gente e não sai por nada =/.. Pelo menos por enquanto... Espero que mude.

Eu tenho tios americanos que, quando vêm pra cá, eles recebem uma folheto com "orientações" pra quando chegar aqui... Ela nunca mostrou pra nenhum da família pq diz que é horrível.. MAs diz que os mais brandos são nunca beber água que não estiver lacrada e for comprada em grandes mercados ou nunca falar com estranhos, não comer em restaurantes.. só coisa absurda, como se a gente fosse uns imundos... =/

bju

Passe o mouse para comentar