Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Twitter é mais que apenas um hype!

Twitter-badgeVamos começar do começo. Para quem não sabe o que é o Twitter, uma boa explicação é esta declaração do Marcelo Tas:

O Twitter é um blog turbinado. É muito rápido.

Em uma explicação mais técnica, você vai ler que é um serviço gratuito de "micro blogging" que te permite publicar textos curtos de até 140 caracteres usando para isso, além da Internet, celulares e programas de mensagens instantâneas.

É acima de tudo, mais uma ferramenta de socialização, já que você pode "seguir" seus amigos e acompanhar o que eles escrevem e vice-versa. Com ele, você pode ter fragmentos de pensamentos, idéias, frustrações, eventos, dicas e uma enorme gama de informação. Por outro lado, pode funcionar também como uma forma de atrair a atenção de outras pessoas para o que você julga interessante.

Se eu estou falando em auto-promoção e marketing pessoal? Exatamente!

Desde sua explosão entre os blogueiros, muito escreveu sobre amenidades como "quantas pessoas você segue?", "por quantas pessoas você é seguido?", "ranking da twittosfera" e vários outros memes e posts nesta linha. Pensando sob o ponto de vista da comunicação, é impossível ignorar que o Twitter vai muito além da superficialidade daqueles assuntos.

Nele você pode, além de ler as notícias dos principais jornais do Brasil e do mundo, se interar a respeito dos lançamentos tecnológicos, musicais e culturais e ainda, ver o que os especialistas nos temas de seu interesse têm a dizer a respeito de diversos assuntos. Para quem tem um negócio, é uma excelente forma de conectar a sua marca a potenciais clientes, criando vínculos com pessoas que podem ajudar a aumentar a participação da marca no mercado ou a lealdade dos consumidores.

A primeira idéia que podemos ter, é que o Twitter é uma ferramenta geradora de tráfego. Os links que você coloca em seu perfil e em seus posts, podem direcionar o usuário para sua publicação, o que gera a tão desejada interação com a audiência. Uma vantagem do serviço é que assim que seus leitores adquirem o hábito de ler o que você escreve, passam a pensar que "perderam" alguma coisa se deixam de ler suas atualizações por um dia ou dois, desta forma, esles estarão sempre buscando por suas produções.

Então, se você pensa em usar o Twitter para ajudar a alavancar seus negócios, pode se interessar por estas dicas:

1. Branding pessoal: Você pode usar o Twitter para construir uma base confiável de consumidores para sua marca.

2. Obter dicas e comentários: Tem um site e quer saber a aceitação de determinados elementos? Pergunte aos seus leitores e certamente terá excelentes respostas.

3. Contratar pessoas: Precisa de um designer, um estagiário ou um balconista? Lance o anúncio para que todos leiam. Não faltarão candidatos.

4. Conhecer pessoas: Nesta plataforma é fácil encontrar pessoas que pensem como você e que possam contribuir de alguma forma com seu negócio.

5. Notificar seus clientes: Você pode usar o Twitter para divulgar seus novos lançamentos, promoções e até oferecer serviços.

6. "Narrar" seus eventos: Se estiver participando ou promovendo um evento, você pode manter seus clientes informados do que acontece em tempo real, usando a facilidade de enviar mensagens via SMS.

7. Encontrar futuros clientes: Você pode usar o serviço para encontrar futuros clientes. Basta procurar por palavras-chave referentes ao seu produto no Terraminds e então seguir os usuários que encontrar. Você pode usar as mensagens diretas para divulgar sua marca. ATENÇÃO: Muito cuidado ao usar esta ferramenta para não ser taxado como spammer e jogar no lixo toda a reputação construída.

Bons contatos, boas oportunidades, boa sorte e se quiser ler o que eu escrevo por lá, é só clicar aqui e me adicionar à sua lista!

Posts Relacionados
Haendel Dantas disse...

Opa Matheus tudo jóia?

Rapaz parabéns pelo excelente post sobre essa ferramenta (que sou viciado) e que começa a se destacar aqui no Brasil!

Vc vislumbra um sucesso que se compare ao Orkut?!

abs
Haendel Dantas
http://www.comunicadores.info

Matt disse...

Ô Haendel, valeu pelo comentário amigão.

Cara, eu não penso que o Twitter possa se tornar algo como um Orkut, porque requer um pouco mais de poder de raciocínio, o que é pedir demais para o usuário tápico daquela rede social!

Anônimo disse...

Muito bom o post!
Bastante esclarecedor, valeu!

Abraços!

Passe o mouse para comentar