
Será que se você beber uma garrafa de vinho
Já está em nossas mentes: vinhos franceses são melhores que os brasileiros. Mas isso é só o começo. Eu li no blog Box Wines, uma resenha acerca de uma pesquisa que indica que a origem dos vinhos na carta de um restaurante afeta a percepção dos clientes quanto à qualidade do estabelecimento e seu desejo de voltar ou não a este lugar.
A experiência é bem simples. Um grupo de pessoas em um determinado restaurante nos Estados Unidos
Mas aqui está a parte interessante: as pessoas do primeiro grupo também elogiaram mais a comida que as pessoas do segundo. Comeram 11% mais e se disseram mais inclinados a retornar ao restaurante.
Em outro experimento nos mesmos moldes, estudantes de MBA em uma degustação de queijos e vinhos. Novamente, os que experimentaram o "melhor" vinho o classificaram 85% melhor e aos queijos 50% melhor.
A mensagem mais imediata que se pode tirar disso tudo é que mesmo que na Dakota do Norte ou no Brasil
O aspecto mais notável da pesquisa é o seu efeito relacionado. Em cada um dos casos, a qualidade dos vinhos interferiu na percepção da comida; ainda que os vinhos e a comida fossem iguais, um vinho considerado inferior fez a comida parecer pior e o consumidor menos propenso a voltar. Isto demonstra o poder que pequenas variações na experiência oferecida ao cliente podem ter efeitos inesperados em sua satisfação e nas vendas.
Até aqui, eu falei sobre restaurantes, mas é importante ter em mente até na hora de anunciar, que pequenas coisas feitas de modos diferentes podem tem um grande impacto nos resultados. Você pode até pensar: "Que coisa! Eu dou cortesias aos meus clientes e eles ainda reclamam da origem? E aquela de que cavalo dado não se olha os dentes?!" Pode parecer injusto, mas é assim que funciona a mente de um consumidor e é uma das coisas com as quais o anunciante deve se preocupar.
Além disso, que outros detalhes podem afetar a experiência do consumidor? Oferecer Coolnex Cards aos leitores vai fazer seus textos parecerem melhores? Citar prêmios e resenhas a seu respeito vai fazer com que suas recomendações sejam mais aceitas? Em uma vitrine, exibir as roupas
Se algo tão trivial como a origem de um vinho pode mudar até o sabor da comida de um restaurante, está claro que não há meros detalhes que possam ser ignorados em sua empreitada de criar uma boa experiência para seus clientes.


Muito prazer, eu sou Matheus Costa!





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