Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Boa redação é fundamental

Em muitos casos a redação de um anúncio ou campanha só sai depois da arte pronta, porque dá ao redator uma idéia visual mais táctil sobre que caminho seguir. Como todo redator experiente sabe, uma boa frase supera um texto médio em todos os casos.

Mas agora veja o que diz Read Montague, professor de neuro ciência na Baylor College of Medicine, em seu livro Why Choose This Book?[bb] a respeito do mecanismo subjetivo de uma boa redação:
...fizemos alguns progressos para entender mais amplamente as bases do porque algumas mensagens têm poder sobre o comportamento. Elas funcionam como recompensas e o resto do cérebro se adapta para antevê-las e interpretá-las. Eventos que fazem pressagiam estas potentes mensagens também agregam valor, pois nossos cérebros são feitos para dar mais valor para eventos que darão recompensas. Como a famosa frase: 'Amigo de amigo meu é meu amigo também', o cérebro tem sua versão: 'Um presságio de um presságio também é um presságio', ou seja ele enxerga as mensagens como possibilidade de receber uma recompensa...
Sei que este trecho é uma uma teoria altamente técnica[bb] de como a mente humana funciona e lida com as mensagens, mas isto não ofusca o brilho dos redatores. Eles sabem mais do que ninguém que cada um tem seu próprio conceito do que é uma "recompensa", então, uma frase ou texto que funciona perfeitamente em um, pode não funcionar em outro e é aí que entra o conhecimento do profissional para saber qual texto vai surtir o máximo efeito no público-alvo que ele quer atingir.

Quando vemos frases como "Você conhece, você confia", "Amo muito tudo isso" ou "O melhor café do mundo", involuntariamente nosso cérebro entende que tem algo mais associado a estas frases, que ele ganhará alguma coisa.

Desta forma, como os redatores podem tirar proveito desta característica cerebral? A chave é manter em mente o conceito da recompensa. O público-alvo está sempre procurando por ela. Se você pensar que o seu texto é quem vai dar ao leitor a chance de visualizar a recompensa, este conceito pode ser muito útil!

Posts Relacionados

Passe o mouse para comentar