
Em 87, nos Estados Unidos, um spot de 30 segundos precisava de apenas 3 inserções para atingir 80% de audiência. Hoje, são necessárias 50 vezes mais para conseguir o mesmo impacto. "A publicidade em televisão ainda funciona, mas a um custo muito mais elevado", explica Verhaeghe. O "burburinho" online, o word of mouse, é uma das estratégias que mais se adota em substituição às mídias tradicionais. De acordo com um estudo da InSites o lugar onde mais se falam em produtos ou marcas é dentro de casa, mas o segundo é a Internet.
Marcas como Dove, Coca-Cola ou Sony, cujos vídeos virais ultrapassam fronteiras são lembrados em quase todo o mundo. Cerca de 40% dos usuários da Internet, ainda segundo a consultoria, declarou ter visto um ou mais desses virais recebido via e-mail. Um em cada três lê os comentários dos vídeos em algum blog e um em cada cinco escreve alguma coisa. Além disso, há os publiciblogs, que um em cada dez, exibe um post sobre vídeos de alguma marca.
O caso "Evolution" do Dove, além de ser um dos mais premiados nos festivais, é também um dos mais conhecidos no mundo inteiro. Foi feito na Bélgica, ainda pela InSite, um estudo sobre o "buzz" desta campanha. O público-alvo eram mães e filhas. 23% das mães viram a campanha, assim como 2% das filhas. Mas de forma indireta, tiveram contato com ela, 2% das mães e 12% das filhas. Além de todo o alcance conseguido, ainda fizeram com que nove em cada dez pessoas que conversavam sobre a campanha, ponderassem sobre a mensagem. As mães sobre a originalidade e as filhas sobre a lição transmitida pelo filme.
Perfeitamente Matheus! ahuaeahhuae. Não sabia do evento. Abraço!