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segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A importância do "buzz" na propaganda

A comunicação com os consumidores mudou extraordinariamente nos últimos anos. Em um cenário em que todos os atores querem usar as mesmas mídias para alcançar o público-alvo, o panorama não pode ser outro, senão a saturação. Não é raro ouvir alguém dizer "detesto propagandas". Por isso, alguns anunciante começam a optar por outras ferramentas, como o "buzz" (certo, Ziggy?). Sobre uma nova aproximação para medir esse "ruído" na rede, falou Annelies Verhaeghe, consultora da InSites Consulting, no VII Encontro Internacional AIMC sobre Estudos de Mídias.

Em 87, nos Estados Unidos, um spot de 30 segundos precisava de apenas 3 inserções para atingir 80% de audiência. Hoje, são necessárias 50 vezes mais para conseguir o mesmo impacto. "A publicidade em televisão ainda funciona, mas a um custo muito mais elevado", explica Verhaeghe. O "burburinho" online, o word of mouse, é uma das estratégias que mais se adota em substituição às mídias tradicionais. De acordo com um estudo da InSites o lugar onde mais se falam em produtos ou marcas é dentro de casa, mas o segundo é a Internet.

Marcas como Dove, Coca-Cola ou Sony, cujos vídeos virais ultrapassam fronteiras são lembrados em quase todo o mundo. Cerca de 40% dos usuários da Internet, ainda segundo a consultoria, declarou ter visto um ou mais desses virais recebido via e-mail. Um em cada três lê os comentários dos vídeos em algum blog e um em cada cinco escreve alguma coisa. Além disso, há os publiciblogs, que um em cada dez, exibe um post sobre vídeos de alguma marca.

O caso "Evolution" do Dove, além de ser um dos mais premiados nos festivais, é também um dos mais conhecidos no mundo inteiro. Foi feito na Bélgica, ainda pela InSite, um estudo sobre o "buzz" desta campanha. O público-alvo eram mães e filhas. 23% das mães viram a campanha, assim como 2% das filhas. Mas de forma indireta, tiveram contato com ela, 2% das mães e 12% das filhas. Além de todo o alcance conseguido, ainda fizeram com que nove em cada dez pessoas que conversavam sobre a campanha, ponderassem sobre a mensagem. As mães sobre a originalidade e as filhas sobre a lição transmitida pelo filme.

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Rafael Ziggy disse...

Perfeitamente Matheus! ahuaeahhuae. Não sabia do evento. Abraço!

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