Campanhas com base em email marketing são muito comuns entre empresas menores porque são baratas e têm muito alcance. O problema é que muitas empresas menores e não muito confiáveis usam essa mídia para importunar a todos os que tenham algum nomezinho com uma @ no final. Os spammers mandam emails a esmo, tentando atingir o máximo de pessoas sem um anti-spam decente em suas caixas postais e nem querem saber se essas pessoas são ou não clientes em potencial. Claro, esse tipo de gente nem sabe o que é pesquisa de mercado.
Mas eu tenho certeza que uma empresa grande como a Axe sabe. Mas apostando na viralização, lançaram uma campanha por meio da Holics / Design-Factory de Hamburgo (Alemanha), no mínimo, controversa. Começa assim: algum amigo seu te manda um email da campanha contendo um link. Quando você clica, é levado para o site deles. Assim que você interage, recebe mensagens de 15 mulheres e no final, uma dizendo que você acabou de experimentar o Efeito Axe.
No vídeo abaixo você vê a explicação da campanha (em inglês).
Mas eu tenho certeza que uma empresa grande como a Axe sabe. Mas apostando na viralização, lançaram uma campanha por meio da Holics / Design-Factory de Hamburgo (Alemanha), no mínimo, controversa. Começa assim: algum amigo seu te manda um email da campanha contendo um link. Quando você clica, é levado para o site deles. Assim que você interage, recebe mensagens de 15 mulheres e no final, uma dizendo que você acabou de experimentar o Efeito Axe.
No vídeo abaixo você vê a explicação da campanha (em inglês).
Eles devem ter apostado no fato de que nerds não têm muitas chances de ter as caixas postais lotadas de emails de mulheres! Sinceramente, não estou a fim de encher minha caixa com emails de mulheres que não existem. Eu penso que uma campanha assim pode manchar o nome da empresa e irritar muita gente. Sem contar com os que vão simplesmente configurar os filtros para barrar tudo o que tiver Axe no nome!
Nossa !
Que medo dessa campanha da Axe. Sinceramente eu não gostei.
hehehe
Abs
Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com
Este tipo de campanha pode também trazer muitas complicações à pessoa que recebeu o e-mail, como por exemplo com namoradas ciumentas...
Até que percebi a ideia da Axe, mas não me parece que a marca queira passar uma imagem "chata" aos (possíveis) clientes. Enfim...
Já recebo e-mails do tipo "Guia do Orgasmo Feminino", de várias desconhecidas de nomes comuns! Alguém aí recebe?
A imagem que eles querem passar não é o chato. Chato é receber o último e-mail!
Se fôssemos usar filtros contra "axe", certamente perderíamos aquela promoção do abadá daquela banda de axé ou até mesmo as últimas notícias da região da Caxemira! Eu, hein!
Acabamos de experimentar o (de)feito Axe!