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sábado, 27 de outubro de 2007

Vencendo na era do networking

É fato que há um interesse crescente nas redes sociais e no conteúdo gerado pelo usuário que estimularam a os editores a se adaptar aos novos hábitos dos usuários. Alguns editores até vêem este interesse como ameaça a suas produções.

Algumas empresas, como a 8020 Publishing não enxergam por este prisma e seguiram as tendências criando a JPG Magazine, uma revista de fotografia editada através da colaboração de uma comunidade de usuários que enviam e escolhem o conteúdo da publicação via Internet, formando um produto que é ao mesmo tempo uma rede social e uma edição relevante para seus usuários.

A 8020 Publishing é uma empresa que identificou oportunidades nestas tendências e soube explorar os nichos de mercado analisando o comportamento de seus usuários: o que eles costumam fazer e como eles chegam ao conteúdo que desejam. Dessa forma, elimina-se grande parte da burocracia que os editores tradicionais têm.

Assim como neste exemplo, as empresas que desejam investir na Internet devem considerar algumas estratégias que eu considero importantes:

  • 1. Selecione tópicos nos quais uma audiência qualificada se sinta incentivada a contribuir com material.
Para desenvolver uma comunidade sólida e exclusiva é preciso desenvolver assuntos que sejam relevantes e especializados para sua audiência. Tão importante quanto o interesse desta audiência é a tendência de gerar conteúdo que ela tem. Também é necessário criar conteúdo em "drops": coisas curtas como listas de favoritos e pequenos artigos, já que a audiência é mais inclinada a contribuir com este tipo de material.

  • 2. Use os virais para aumentar a audiência.
Um engano comum entre os editores é pensar que eles podem "fazer" suas comunidades . Comunidades são formadas. Você abre o espaço e espera que as pessoas venham, mas não é SUA comunidade, é deles. Dessa maneira, desenvolva técnicas para estimular o crescimento concentrando-se em elementos virais que têm grande potencial de convergência. Sistemas de votação são muito bons nessa tarefa, pois é um incentivo aos usuários a acompanhar os resultados e convidar outras pessoas a participar para aumentar suas próprias chances de vencer o que quer que seja. É fato: pessoas gostam de se relacionar ao mesmo tempo em que querem estar em evidência e isto é um item e tanto a se explorar, o que nos leva à próxima estratégia.

  • 3. Promova a atividade em seu grupo dando incentivos e reconhecimento.
As pessoas querem ser reconhecidas e ter seu trabalho exposto, divulgado e premiado. De outra forma, não mandariam nada para avaliação. A expectativa em ver seu trabalho publicado é o que motiva o usuário a retornar sempre. Fideliza. Há muitas maneiras de ter seu conteúdo publicado, mas há muito poucas de ser enaltecido como um mestre diante milhares de pessoas. Isso gera muita animação nos colaboradores de uma rede social. Também ajuda muito reconhecer os membros mais ativos de sua comunidade. São eles que mais podem ajudá-la a crescer e gerar visitação de qualidade.

  • 4. Seja transparente com o processo de publicação.
Enviar emails para seus usuários dizendo que seu trabalho foi recebido e posteriormente publicado é uma excelente forma de mostrar a eles que você faz questão de que tudo seja feito às claras. Isso gera no visitante a empatia necessária para que ele se sinta valorizado e incentivado a continuar enviando trabalhos para avaliação. E uma produção incentivada é o gancho para que as novas sejam feitas com ainda mais interesse, gerando maior credibilidade para o que é publicado.

Alguns sites de conteúdo pago já percebem a diminuição no número de assinantes justamente pelo fenômeno da proliferação de sites colaborativos, blogs e wikis. A única forma de reaver estes leitores, é liberando o conteúdo e tornando-o mais próximo deles. Não há nenhuma contra-indicação em exigir um cadastro, desde que você tenha uma séria e real política de privaciadade e que impeça, a todo custo, que seus usuários sejam bombardeados por spam e anúncios deslocados. Outra boa prática é proporcionar ferramentas para que os leitores adicionem seu conteúdo em outras redes em que eles eventualmente participem, já que é uma ótima maneira de divulgar seu conteúdo no território do adversário e atrair novos leitores.

Seguindo essas estratégias, o editor muito provavelmente vai conseguir, além de muitos hits por mês, a credibilidade junto aos especialistas e anunciantes, maximizando seus ganhos, fidelizando usuários e tornando-se referência em sua área de atuação.

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Léo disse...

Olá Matheus;

Muito boa as dicas desse artigo. A maioria dos criadores de sites, blogs e comunidades na busca desesperada por pessoas, fazem coisas loucas e perdem o foco fazendo com que muitos leitores deixem de frequentar a comunidade em questão.

Outra idéia muito legal é a de criar uma revista totalmente editada pelos leitores, não há dívidas de que fará muito sucesso.

Um abraço!

Leonardo Cabral
Proprietário da Inovare Gráfica e Editora (www.aginovare.com.br)

Acesse meu blog: http://aumentesuasvendas.blogspot.com e veja como melhoras suas vendas através de idéias e ferramentas para divulgar seu negócio.

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