Para comemorar o
dia mundial do meio ambiente, eu vou salientar as 10 empresas mais preocupadas com o desenvolvimento sustentável, com a imagem de suas marcas perante a sociedade e com o futuro do planeta de onde elas próprias tiram seu sustento direta ou indiretamente.
Esta lista foi publicada pelo
Green Wombat, um respeitado blog sobre marketing e negócios voltados para o ambientalismo, e as empresas aqui relacionadas refletem a percepção do público em relação a estas marcas nos Estados Unidos e na Europa (aproximadamente 3000 pessoas entrevistadas pela agência
WPP). São elas:
Whole Foods
Wild Oats Trader Joe's Toyota Honda
Sub-Zero Ikea The Body Shop GE Aveda
O interessante é que todas as marcas reforçam, seja em campanhas publicitárias ou em ações sociais, a preocupação com o meio ambiente. Isso prova que as grandes corporações não podem apenas ficarem calçadas unicamente no discurso de que produzem mercadorias que poluem pouco ou que o processo de fabicação é esse ou aquele. É preciso pensar em novas formas de agregar valor aos produtos com foco na sustentabilidade, já que os recursos são finitos.
Finalmente, há uma percepção de que os lucros são imensos (coloco em primeiro lugar propositadamente) e os ganhos sociais também.