Que o mecanismo de buscas Google é uma grande potência e tem um departamento de marketing impressionante o mundo inteiro já sabe. Tanto é que muito raramente você vê uma propaganda deles por aí. Mas na Rússia as coisas estão bem diferentes e mais complicadas para esta empresa.
Das poucas propagandas do Google que você já viu, garanto que este vídeo do GMail estava incluído:
Em conjunto com este tipo de peça, também veiculam constantemente muitos outdoors por Moscou e outras grandes cidades. E estão lançando uma campanha que vai colocar mensagens espalhadas por bancos de praça, parques e até estações de metrô.
O projeto Moscow 2.0 traz cartazes com referências topográficas que estimulam o público a utilizar o Google Maps local e disponibilizar suas fotos no site.
O motivo do lançamento desta campanha que vai custar 250 mil dólares por mês não é sentimento nacionalista de Sergey Brin, russo e co-fundador do Google, e sim a concorrência com o Yandex, mecanismo de buscas muito mais popular na Rússia devido aos investimentos que fizeram em publicidade. O retorno do Yandex com as propagandas foi tão positivo que conseguiram incomodar o gigante e fazê-lo correr atrás do prejuízo.
*Com notícia do Quintura