As histórias de anúncios copiados, ou no jargão técnico "chupados", sempre rendem muita discussão sobre certo e errado, legislação, ética e egos inflados. O fato é que a informação se espalha com uma rapidez incrível e que boas idéias surgem a cada segundo. Invariavelmente haverão coincidências e em muitos casos, cópias mesmo.
Há quem diga que as cópias são uma ofensa aos originais enquanto outros dizem que são homenagens. E ainda há os que vivem de fazer cópias e gostam de ver quando elas são veiculadas por aí. Tanto que em 2007, a Xerox contratou a Y&R indiana para fazer um anúncio reunindo peças de diversos anunciantes que teriam se "inspirado" em outros.
Mas e quando a mesma empresa usa o mesmo conceito mudando apenas a agência apenas um ano depois?

Essa foi da Publicis suíça. Dizem que a cópia da cópia sempre fica ruim. É verdade?
Há quem diga que as cópias são uma ofensa aos originais enquanto outros dizem que são homenagens. E ainda há os que vivem de fazer cópias e gostam de ver quando elas são veiculadas por aí. Tanto que em 2007, a Xerox contratou a Y&R indiana para fazer um anúncio reunindo peças de diversos anunciantes que teriam se "inspirado" em outros.

Essa foi da Publicis suíça. Dizem que a cópia da cópia sempre fica ruim. É verdade?
Adorei o da Xerox!
A segunda situação é estranha, mas o resultado da cópia ficou melhor.