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quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dar a cara à tapa, poooode!

Já faz uma semana que está acontecendo um grande debate no meio publicitário a respeito do viral feito pela DM9DDB para a Cia. Athletica. Para quem não sabe do que se trata, é um filme que mostra pessoas gordas sendo multadas por fiscais da prefeitura que os consideram como "outdoors ambulantes" (em São Paulo, existe uma lei que proíbe este tipo de mídia) e termina recomendando que as pessoas fiquem em forma entrando na academia.

Muita gente considera o filme ofensivo e preconceituoso por diversas razões e todas defendem seus pontos de vista com diversos argumentos, mas eu penso que o ponto relevante para a publicidade não é exatamente este.

Um assunto que sempre vem à tona quando publicitários se juntam para conversar (provavelmente vai ser pauta no EBP) é a suposta falta de criatividade na propaganda brasileira. Também se comenta muito a respeito da publicidade argentina e sua "estética" diferenciada. Besteira! Muitas opiniões divergem, mas no fim das contas o denominador comum é sempre o de que falta é ousadia e não criatividade. Este deve ser o foco desta discussão. Falta coragem aos anunciantes e muitas vezes até às agências para deixar a criatividade[bb] fluir para que se produza algo surpreendente. Criatividade nós temos de sobra.

tsa_03O que a DM9DDB e a Cia. Athletica fizeram foi ter essa ousadia e essa coragem para dar a cara à tapa. Os frutos estão aí: vários posts sobre o assunto e centenas de comentários de leitores mostram o alcance que a peça teve mesmo sendo retirada de circulação, o que ainda por cima faz aumentar o interesse pelo filme. Ao ousar fazer piada com a obesidade, eles conseguiram com bom humor e muita eficiência divulgar a marca e dar um belo cutucão em quem morre de rir com programas de gosto duvidoso na TV[bb], mas não faz questão de ver publicidade inovadora.

O Rafael Amaral, do Estagiaridade me perguntou se eu consigo relacionar quantas marcas fazem o mesmo tipo de experimentação que aquelas duas. Realmente não há muitas e é compreensível, já que há uma linha muito tênue entre criar uma polêmica sadia em torno de uma banalidade e criar ainda mais indignação em torno de uma tragédia. Experimentar novas fórmulas é o que diferencia uma marca[bb] entre as demais e o mesmo acontece com os publicitários: ficar no conformismo, no falso moralismo e não buscar novas soluções para problemas conhecidos, só os vai fazer ser mais um no meio da multidão.

A experimentação é sempre boa, quer os hipócritas queiram, quer não. E que atire a primeira rosquinha os que nunca fizeram uma piadinha antes.

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Andréia Lino disse...

Belas palavras. concordo com vc!

adorei a postagem. acho q tem mesmo q ousar. muitas vezes até acho q certos publicitarios ousam, só não sao aprovados pelas empresa. tem esse lado tbm não acha?

Matt disse...

Sem dúvida, Dedéia! Você tem razão. Muitos anunciantes são resistentes às mudanças.

Tiago disse...

Respeito seus argumentos mas discordo. Postei um texto no meu blog (tiagoaroeira.wordpress.com) argumentando contra a campanha. Gostaria que lesse e opinasse. Gosto desse tipo de dabate.
Obrigado. espero seus comentários.

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