Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Convidados 30 Nº1: Criação x Atendimento. A eterna contenda

Hoje eu inauguro uma nova seção no 30 Segundos que promete muito divertimento para quem gosta de ver novas idéias, opiniões e polêmica. Convidados 30 será a parte deste blog dedicada a grandes debates e expressões acerca da Comunicação em todos os seus aspectos. Aguarde boas novidades por aqui. E para esta primeira edição teremos a presença de Dani Mart, publicitária com convicções que soam como navalha na carne. Aproveitem!

A pauta que me deram foi algo sobre publicidade... Sendo assim eu tenho um leque gigantesco! E mais, sendo criativo de agência, posso pensar em mil formas de falar o blá blá blá de sempre, que publicidade é algo importante, que sustenta a marca, etc. Mas isso todo mundo cansou de ler e saber, é o que faz adolescentes carregados de acne decidirem pelo curso de Publicidade (junto com aquela propaganda *foda* da última Playboy), é o que faz a gente parar na frente da TV[bb] durante os minutos de intervalo... O que eu quero falar – ou seria mais desabafar? – é sobre a relação Criação x Atendimento.

Comecei bem, colocando a coisa como uma partida de futebol, um contra o outro e não foi sem propósito. O relacionamento dessas duas “catigurias” é bem por aí, um confronto direto, sem mediação. É o criativo sofrendo a poda – e sofrendo com bastante exagero, criatividade e insanidade – e o atendimento se sentindo a mosca na sopa. Puxando sardinha pro meu lado, atendimento É a mosca na sopa. No mercado em que me encontro, que não é metrópole, que não é top, é apenas o mercado capixaba[bb], da permuta e dos 10%, o atendimento acaba sendo o cara que aceita o que o cliente quer, sem questionar, quase um garçom que faz a ponte entre cliente e “cozinha”.

Os briefings – a porta de entrada para qualquer informação que faça o problema/produto/marca/desejo do cliente se transforme em criação/idéia/sucesso/venda – geralmente é um misto de “não sei”, com informações confusas, redundantes, fracas, incompletas e o que pra mim sempre é o pior: erros de português. Ok, todos nós erramos muito, a nossa língua pátria é uma armadilha a cada frase, mas erros grotescos são facilmente encontrados em briefings: “celo” por selo, “sáite” por site são alguns exemplos que eu já vi, já ri e já chorei ao ter de lidar.

Atendimento é uma categoria interessante de se observar. Nas agências que já trabalhei sempre me impressionou o fato de que eles sempre são os últimos que procuram o jornal para ler. Isso quando procuram. Além disso, criativo otário é aquele que manda links, e-mails interessantes, deixa revista no desk do cara, com Post-it[bb] marcando o que viu de legal, faz sinal de fumaça... Atendimento não lê. Ou melhor, até lê, o que ELE acha que pode ser de interesse. É um funil que eu juro que já tentei entender, mas não há explicação. Você chega todo sorridente, pra comentar o tal link, anúncio ou qualquer outra coisa e ele te olha com aquela cara de conteúdo que denuncia como néon na testa: Eu não li, não vi, do que diabos você está falando?

E aí tome briefings memoráveis, defesas absurdas ou não-defesas, essa uma especialidade da geral que atende. A grande maioria, com o advento (e praga) do e-mail[bb] é capaz de anexar uma imagem do anúncio e escrever no corpo da mensagem: “Segue anúncio, beijos”. Sem defesa, sem porquês, nada. Até o Geraldinho da farmácia te diz que é melhor tal remédio pra gripe, porque ele é mais barato ou menor e fácil de engolir. E o atendimento, na hora de uma logomarca, que o cliente vai usar por, sei lá, pelo menos uns 20 anos, anexa e manda beijo. É de doer.

Há blogs de criativos só para chorar pitangas dessa “sub-raça” (hahaha). Destaco dois que são meu ponto de consolo, daqueles que leio e penso “não estou só”:
Cadê o Briefing? - do Jorge Sato, que é um redator muito bom, mas que também sofre com os briefings que recebe.
Piores Briefings do Mundo - reúne pérolas que “mal brifados” enviam. Esse tem coisas que de tão absurdas podem parecer mentira. Adianto, não são.
No meu caso particular, estou desistindo dessa partida e pelo visto o atendimento ganhará por W.O. Estou cursando outra faculdade, mudando de área, porque são 10 anos de stress, overdoses de café, choros no fim da tarde, ao chegar em casa e pelo menos uns dois inícios de “fight”. Mas ainda tenho esperança na boa publicidade, feita com atendimentos decentes (não duvidem, eles existem!), com criativos que possam exercer a criatividade (ui, redundante...) e cliente satisfeito, mesmo que não seja com o roxo de bolinha amarela que ele tanto queria. Quando vai ser isso? Não ficarei na área para saber, apenas continuarei extasiada nos 3 minutos do “break”.

Dani Mart (meadiciona.com/danimart) – criativo ou publiciotária há 10 anos, recordista de cafezinhos antes das 11h e agora aqui: www.atopropaganda.com.br



É estudante de comunicação, profissional do mercado ou simplesmente um amante da publicidade e também quer ver seu texto publicado aqui? Mande uma proposta para convidados [arroba] 30segundos.com.br ou utilize o formulário de contato e compartilhe as suas opiniões!

*O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete as opiniões do 30 Segundos

Posts Relacionados
Jaime Ohana disse...

30Segundos,

Pronto tá linkdo no Uau!

Bacana a novidade no 30Segundos. Vou voltar aq e ler o artigo.


Abs

Uau!

Passe o mouse para comentar