Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Quer ser eficaz? Condense a mensagem.

large_peace_symbol Para passar uma mensagem[bb], você deve ser o mais conciso e objetivo para que o receptor consiga entender da forma como você planeja, certo? Mas tem muita gente por aí que não consegue aplicar isso de jeito nenhum. Muitas boas idéias acabam no esquecimento por não conseguir passar sua essência.

Hoje eu estava conversando com meu amigo Ivo Neuman e comentávamos exatamente sobre isso. A conversa era como no Brasil os planos de telefonia celular[bb] são complicados para o consumidor comum entender seu funcionamento. São mensagens demais em espaço de menos e nessa história, quem perde é o usuário.

Tente se lembrar das campanhas mais notáveis que você conseguir. A grande maioria delas, senão todas terão um ponto em comum: a capacidade de condensar muita informação em um espaço mínimo. Fazendo uma analogia com os blogs, eu posso dizer que os mais persuasivos são os que conseguem concentrar ao redor de um único tema, toda a informação relevante para o leitor. Do contrário, ele não perde apenas o foco no assunto, como também a atenção do leitor e consequentemente o valor do conteúdo.

Muita informação pode ser um problema. Se você quer que seu leitor leve em consideração o que você diz, faça com que a mensagem seja simples e descomplicada, mesmo que o seu seja o mais complexo dos assuntos. Se você não consegue condensar toda a sua proposta de forma que o consumidor a identifique em seus primeiros dez segundos, você não está comunicando bem. E se isso não acontece você perde tempo precioso tendo que explicar a que veio e o que é pior, não espalha o que produz.

Eu estava com isso em mente quando disse que 30" é pura propaganda. É a maneira mais eficiente que encontrei de dizer, em poucas palavras, que o meu propósito é explorar tudo o que a propaganda tem em todas as formas em que ela se apresenta. Na simplicidade mora a eficácia! Idéias[bb] se espalham quando são lembradas. E elas ficam martelando na cabeça do receptor quando não têm que competir com opositoras.

UPDATE: Vejam só como são as coisas: Hoje (11/04) eu estava lendo o PdH e para a minha surpresa ele convoca a gloriosa Liga Dos Blogueiros do Saco Roxo para mais uma ação revolucionária na blogosfera. E para a minha alegria, a ação envolve álcool! Todos devemos escrever um post sob o efeito da "mardita", linkar o post da convocação, colocar o selo abaixo, linkar o bastião da embriaguez blogueira e dizer qual foi a substância.

O fato é que eu sou membro tão convicto da Liga, que mesmo antes de imaginar que a convocação seria feita, já escrevi sob o efeito de várias cervejas. O trecho

Hoje eu estava conversando com meu amigo Ivo Neuman
se passa justamente em uma mesa de bar e a bebedeira continuou em minha casa, de onde foi originado este post.






Pronto. Agora estou em conformidade com as regras da convocação.

That's the power of the beer, my dear!

Posts Relacionados
Ivo Neuman disse...

Do caralho, velho.

Logo vi que do jeito que tu tava hoje ia sair algo inspirado...

Abração!!

Passe o mouse para comentar