Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Absolut invade as fronteiras dos EUA!

Um anúncio feito pela mexicana Teran/TBWA está a ponto de provocar um incidente diplomático. Para a campanha In An Absolut World, da vodca Absolut[bb] no México, lançaram um impresso que ilustra a fronteira daquele país com os Estados Unidos no século dezenove, antes da anexação de territórios após a guerra entre os dois países.

absolut_world-2

Era para ser apenas um anúncio regional, direcionado e feito para encher a bola e ganhar alguns bebedores de tequila[bb]. Mas como a informação corre rápido demais e ninguém gosta de perder uma chance de alfinetar os ianques, isso virou uma verdadeira quizumba.

As salsinhas estadunidenses se alvoroçaram. Dezenas de blogs escreveram matérias de repúdio, nos comentários chovem pessoas dizendo que são a favor da construção da cerca entre os dois países, centenas defendem um boicote ao produto e várias outras barbaridades. Um blog chegou a fazer uma montagem tosca representando a cerca, como você vê abaixo:

absolut_world-1

A coisa tomou uma dimensão tão grande, que a destilaria se viu obrigada a divulgar um pedido de desculpas no blog da campanha, que já está com mais de mil comentários hostilizando a marca. O Flickr deles também está infestado. Isso virou manchete em vários jornais e agências de notícias. Até enquetes foram feitas e mais de 60% dizem que o anúncio é um ultraje aos Estados Unidos e que o produto deve ser banido do país.

É um anúncio interessante em sua essência, bem a cara da Absolut mesmo. Eu o recriminaria somente por se esquecer de que, com a Internet[bb], as fronteiras são facilmente transpostas hoje em dia e reações como esta deveriam ser esperadas. Mas no geral é uma boa peça. Como o próprio anunciante disse, é compreensível que pessoas em outros lugares interpretem o anúncio diferentemente, mas ele foi feito apenas para o México. De qualquer maneira, o que faz o povo dos Estados Unidos pensar que tudo o que é produzido deve satisfazer aos interesses deles? Até na publicidade? Ora, façam-me o favor!

Posts Relacionados
Andréia Lino disse...

oi

passando rapidinho pra desejar uma ótima semana

>.<

Matt disse...

Obrigado, Dedéia!
Pra você também!

Anônimo disse...

A Semana da Criação está chegando. Pra ser mais exato, na próxima segunda-feira começam as palestras. E quem ainda não conhece muito sobre a semana e quer um pouco mais de informação tem o blog do Léo Rehm. Ele passou pelo Barril de Idéias esses dias e deixou a dica.


O blog é totalmente dedicado a Semana da Criação e, além disso, ele está preparando as malas pra ir fazer estágio na W/Brasil em SP.

Então, pra quem quiser conhecer e saber mais sobre a semana, basta acessar o blog dele aqui.
Ou o site da semana aqui.

Anônimo disse...

www.semanadecriacao.blogspot.com

Gabriel Jacob disse...

Achei fantástica a idéia e a solução. Como sempre, as marcas de vodka arrebentando com suas belas campanhas.

Belo post, Matheus ;)

Abs,

Gabriel Jacob
www.adivertido.com

Passe o mouse para comentar