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terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O paradoxo da Unilever

O viral Evolution para o Dove ainda está bem recente em nossas memórias e ainda é um sucesso no YouTube com mais da 12 milhões de visualizações. Embalados pelo sucesso da primeira campanha, lançaram uma segunda, chamada Onslaught, que alerta às mães que a publicidade da indústria da beleza[bb] é massiva e pode influenciar crianças de uma maneira que seu comportamento fique incontrolável pelos pais.



Desde que as peças foram lançadas, chovem críticas em relação à ambiguidade demonstrada pela empresa que gasta milhões de dólares em campanhas publicitárias com foco completamente diferente para as marcas Dove e Axe, outro produto da Unilever. Enquanto uma fala da importância da auto-estima feminina, a outra trata as mulheres como simples objetos sexuais nas mãos dos homens.

Para mostrar esta contradição, um publicitário resolveu unir as duas tendências e simplificar as coisas dizendo: "Fale com sua filha antes que a Unilever o faça".



A Unilever rebateu as acusações dizendo que são marcas completamente diferentes em sua concepção e que são tratadas pela empresa como ativos bem distintos. Portanto, cada marca tem seu valor, missão, objetivos e estratégias[bb] próprias.

Paradoxais ou não, não devemos esquecer que falamos de campanhas publicitárias aqui e o objetivo nada mais é o de alavancar as vendas, portanto, tirem suas conclusões.

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Anônimo disse...

Tanto uma marca como a outra são um sucesso, com campanhas publicitárias bastantes criativas e apesar de serem completamente diferentes e com targets também diferentes, considero que a Unilever deveria passar uma imagem mais homogénea. Porque esta situação também poderá levar à diminuição do volume de vendas, mais da Dove do que da Axe.

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