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sexta-feira, 19 de outubro de 2007

"Tá vendo aquela parede? Eu que bebi!"

Nos útimos anos, a idéia de reaproveitar o lixo, de encontrar novas formas de uso para o que é considerado lixo é cada vez mais recorrente. É uma forma de diminuir o impacto que deixamos no ambiente que ocupamos. Cada vez mais, as empresas percebem que é importante manter um estreito relacionamento com a sociedade e com seu bem estar. Idéias de reaproveitamento são sempre bem-vindas nos nossos dias.

Há quarenta anos, essa preocupação não era grande. Na verdade, quase não existia. Imagine o impacto que uma idéia de reaproveitamento teria naquela época. Foi o que causou a Heineken e suas WOBO, ou World Bottles. Essas garrafas foram desenhadas para ter uma utilidade final bem diferente para a época e mesmo hoje em dia. Elas eram quadradas e tinham reentrências para que se encaixasse o bico de uma no fundo da outra, possibilitando seu uso como tijolos!

O projeto foi idealizado quando Alfred Heineken visitou o Caribe em 1960 e viu várias garrafas de vidro poluindo as praias e as construções de pau-a-pique da região. Então, chamou um arquiteto para desenvolver as garrafas e as lançou no mercado em 1963. Mesmo com todo o sucesso do produto, pouco mais de cem mil unidades foram produzidas e o projeto foi abandonado. Havia um grande problema ao se construir as quinas e aberturas para portas e janelas sem ter que cortar o vidro. Tanto é que só há duas construções com as garrafas: uma no museu da Heineken e a outra é este prédio que foi contruído usando também tambores de óleo e lataria de Kombi.




Eu já penso que o maior problema não era esse e sim o coma alcoólico do pedreiro! Já pensou, ter que beber mais de mil garrafas para fazer uma única parede?

A idéia da Heineken era ótima e muito à frente de seu tempo. Vendia cervejas, ajudava a despoluir e oferecia material barato para construções. Por outro lado, a fabricação das garrafas era cara e esse foi o motivo do abandono do projeto. De qualquer maneira, é um bom exemplo de que a preocupação com o social é uma das boas formas de manter e aumentar a participação no mercado.

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Anônimo disse...

pois é, a Heineken em 1960 já tinha essa preocupação...
mas não vejo isso ocorrer
com as marcas de hj em dia!!!

Unknown disse...

Ah que vontade de ser pedreiro naquela época!

Abraços!
www.babilonia1981.com

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