O mercado publicitário é muito concorrido e competitivo. Isso é fato. Ser apenas criativo e ter estudo já não é mais vantagem para ninguém. Eu sei que é clichê, mas não custa reafirmar que você vai ganhar mais se conseguir enxergar de fora da caixa. A capacidade de ver um produto ou serviço que já existe há tempos, que você utiliza desde mil novecentos e preto-e-branco e identificar nele uma nova possibilidade ou um novo uso, isso sim é um diferencial e tanto.
O que você faz com a embalagem daquela pizza que você pediu porque não estava com paciência para fazer um Miojo? Joga no lixo direto? Larga na mesa da sala? Embaixo da cama? Pois teve gente que viu nela uma oportunidade de negócio. Vendo o Pequenas Empresas Grandes Negócios (é, eu estava acordado domingo de manhã!), conheci Constantino e Cláudia Kostakis, um casal empreendedor ao extremo, que desenvolveu vários tipos de quebra-cabeças que podem ser destacados das tampas das caixas de pizza para distrair as crianças e está fornecendo estas embalagens modificadas para algumas pizzarias da cidade de São Paulo. Segundo Constantino, dessa maneira a caixa com o nome da marca fica mais tempo na casa do cliente, aumentando sua exposição.
“No nosso caso, nas brincadeiras, a caixa pode ficar até dias na mão de uma criança. Já no caso das que não têm essa propaganda, mas sem nenhum divertimento, em 20 minutos está no lixo”São muitas as possibilidades de variações e adaptações como inclusive viu um dos clientes, que traz porta-copos em suas embalagens. É um exemplo simples e corriqueiro, mas foi uma excelente maneira de mostrar que agregar valor a um produto que ninguém imagina que pode dar algum retorno, dá muito certo. Temos bons casos de pessoas que venceram por conseguir se abstrair o suficiente para deixar de ver apenas o óbvio e que nos deixam com aquela sensação de "podia ter sido eu". A solução para isso? Responda a esta pergunta: o que eu posso fazer para o igual ficar diferente?
Não é novidade, já existem várias empresas a produzirem este tipo de coisa, blá!