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terça-feira, 28 de agosto de 2007

Você ainda vai anunciar para o Google!

O Google já tem planos para inovar novamente. Desta vez, a empresa registrou patentes de uma série de aplicativos que apontam para uma nova forma, mais pessoal e direta de anunciar. Diferente dos sistemas automatizados do AdSense e AdWords, a novidade se sustenta em trabalho manual e subjetividade para funcionar. Ao invés de ser selecionados por algoritmos , as pessoas poderão selecionar os anúncios que quiserem veicular em seus emails, redes sociais e messengers. O sistema foi pensado para dar mais credibilidade aos anúncios, já que, em teoria, chegarão até o alvo através de uma fonte confiável, que escolheu o anúncio porque o conhece.

O método tem três componentes básicos. O primeiro, chamado "User Distributed SearchResults" ou UDS é descrito como "um sistema de buscas difundido universalmente que permite aos usuários distribuir (possivelmente incluindo anúncios) resultados de buscas àqueles com quem se comunicam. Os resultados podem ser facilmente divulgados através de uma interface que simplifica a sua inserção no conteúdo produzido pelo usuário." Eles já viram que as pessoas já têm o hábito de adicionar de incluir essas referências em mensagens e emails, então criaram uma maneira de tornar isso automatizado e ainda incluir publicidade relevante e aumentar a participação dos anunciantes. Uma espécie de rede P2P de publicidade. Genial!

O segundo componente foi desenvolvido para "facilitar a seleção manual de um ou mais anúncios para inserção em documentos para disponibilização para terceiros". Neste caso, o usuário poderá incluir anúncios para acompanhar as buscas que eles irão enviar por email ou mensagens instantâneas. Os anúncios podem ser gerados automaticamente, como no AdSense ou escolhidos individualmente. Como eu disse anteriormente, este método vai levar os anúncios direto ao seu alvo, sem o risco de ser considerado como spam, já que vem de um contato próximo, que te conhece. Isso gera um sem fim de possibilidades para os anunciantes. Seria o começo dos anúncios realmente personalizados, individuais?

Daí você começa a pensar: "E eu? Não ganho nada com isso?" Para responder, eu explico o terceiro componente que é um sistema de compensação para quem incluir esses anúncios em sua comunicação pessoal. É bem simples: você se associa, divulga os anúncios e ganha para isso. Suas mensagens podem incluir um ou mais anúncios com reputação aumentada, direcionados com precisão e que proporcionarão renda.

Os sistemas automatizados de propaganda já deram muito lucro ao Google e aos anunciantes, mas ainda têm imperfeições. Ainda há anúncios que conseguem driblar o sistema e divulgar vírus e produtos ofensivos para determinado público. A empresa espera resolver este problema colocando o público-alvo para selecionar o que quer ver. Este novo sistema conta com o julgamento do consumidor, que irá decidir quais anunciantes são dignos de ter seus anúncios veiculados e onde, mas também gera uma questão emblemática: com os anúncios em mensagens pessoais, as empresas terão acesso a praticamente tudo o que os consumidores conversam em particular. Qual seria o risco desse novo tipo de anúncio? Como regulamentar um anúncio feito em uma mensagem direcionada somente a um amigo seu? Este é o tipo de discussão que acontece quando surgem novidades tecnológicas mas uma coisa é certa: para os publicitários é mais um exemplo de que não se deve deixar de prestar atenção às novas tecnologias para não perder o passo da comunicação do futuro.

Alguém ainda duvida de que o Oráculo vá dominar o mundo?

*Compilado do Rough Type

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Duda Pan disse...

é.. o google continua inovando, só espero que não fiquemos poluidos de propagandas por todos os lados
seria um saco receber propaganda por e-mail e no msn.

abs.
Duda Pan
Portifólio Publicitário

Anônimo disse...

O Google vai dominar o mundo.. rsrs

Hoje eu falo isso brincando, mas em breve será um assunto sério (ui!).

Abs,
Luciana

Anônimo disse...

Com lincença, o Google já domina a maior parte das informações do mundo! Seus fornecedores? Nós mesmos! Uma vez logados, eles sabem tudo o que queremos através do nosso histórico de navegação em qualquer máquina que você esteja conectado à rede. Certa vez me peguei navegando em meu próprio histórico de pesquisa - que o próprio Google disponibiliza em seu site, experimentem! - e fiquei impressionado por (re)lembrar de coisas que eu estava procurando em determinada data. Li recentemente uma matéria ("O lado diabólico do Google") que falava sobre o monopólio de informações e anúncios dirigidos a cada um de nós. A Nova Era da Internet já começou. Ela sabe o que queremos! Perceberam? Eles sabem nossos segredos mais escondidos; nossos maiores medos; nossa comida favorita; onde queremos ir passar nossas próximas férias; música preferida; onde estamos e pra onde vamos.

Eu procuro me manter off-line o máximo possível. E você?

Matt disse...

Essas são todas as informações de que eles precisasm para lançar os produtos mais relevantes no mercado. É um processo no qual os consumidores fazem o que mais querem, ainda que inconscientemente.
Não dá para radicalizar e ficar offline por determinados períodos de tempo. É só não dar exclusividade a um sistema em particular. Não aceitar os cookies do Google já é um grande passo!

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