Depois de falar que o Jason Bourne está dando um Touareg, eu vi essa campanha da DDB inglesa para o carro.
Um anúncio bem limpo, com fotografia clara, copy enxuto contexto de fácil entendimento. O que é interessante de se analisar é a adaptação da imagem ao cotidiano de cada região. A VW é uma empresa mundialmente conhecida e com comunicação muito ativa onde quer que esteja.
Nele, vemos uma imagem típica de veículos utilitários: condições adversas sendo fácilmente superadas pelo motor potente e a tração especial. Mas dessa vez, transportados para uma planície interiorana coberta de neve. Cena a qual muitos europeus estão acostumados a ver.
Aqui no Brasil, em 2004, a Almap lançou impressos onde se via um modelo todo sujo de lama e este poderia ser limpo usando um chumaço de algodão que vinha preso ao anúncio, graças à tinta especial usada na impressão.
Tudo bem que o carro não estava atolado, mas a adaptação do produto ao cotidiano local é o que conta. Ainda que os consumidores dificilmente chafurdem com seus carros de milhares de dólares na lama, mostrar o Touareg na neve aqui no Brasil não funciona. Mas acampamento e escargot requentado gera empatia nos milionários!
Para uma empresa de classe mundial, a adaptar a comunicação à realidade local se converte em boas vendas.
Um anúncio bem limpo, com fotografia clara, copy enxuto contexto de fácil entendimento. O que é interessante de se analisar é a adaptação da imagem ao cotidiano de cada região. A VW é uma empresa mundialmente conhecida e com comunicação muito ativa onde quer que esteja.
Nele, vemos uma imagem típica de veículos utilitários: condições adversas sendo fácilmente superadas pelo motor potente e a tração especial. Mas dessa vez, transportados para uma planície interiorana coberta de neve. Cena a qual muitos europeus estão acostumados a ver.
Aqui no Brasil, em 2004, a Almap lançou impressos onde se via um modelo todo sujo de lama e este poderia ser limpo usando um chumaço de algodão que vinha preso ao anúncio, graças à tinta especial usada na impressão.
Tudo bem que o carro não estava atolado, mas a adaptação do produto ao cotidiano local é o que conta. Ainda que os consumidores dificilmente chafurdem com seus carros de milhares de dólares na lama, mostrar o Touareg na neve aqui no Brasil não funciona. Mas acampamento e escargot requentado gera empatia nos milionários!
Para uma empresa de classe mundial, a adaptar a comunicação à realidade local se converte em boas vendas.
A versatilidade das marcas mundiais é muito interessante, além de obrigatória para as que buscam sucesso. O bacana é ver as marcas que seguem linhas totalmentes diferentes em cada país, mas conectadas ao mesmo conceito.
Abraços!
Rafael Amaral.
www.semrotulo.com
A primeira vez que vi essa peça pensei: muito boa, mas aqui no brasil nem funciona. :)
Abs,
Luciana