O espião mais desmemoriado do cinema está de volta. E desta vez, com uma enorme ação de marketing o promovendo.
O Ultimato Bourne, que estréia no dia 03/08 nos Estados Unidos, é o terceiro filme da saga de Jason Bourne, ex-espião da CIA que perde a memória durante uma missão e na tentativa de recuperar as lembranças descobre a sujeira daquela agência e passa a lutar para permanecer vivo.
Resenha cinematográfica à parte, o que interessa é a comunicação que envolve este lançamento. Comunicação esta que certamente vai estimular a memória do público a lembrar do dia da estréia. Seguindo a linha dos recentes lançamentos badalados, a Universal também abusa das campanhas de interação com a audiência.
No site do filme (56k warn!), você encontra um concurso onde você tem que procurar Bourne usando as ferramentas do Google, nos mesmos moldes de concursos como os da Fiat e Mazda, para ganhar um VW Touareg. Além disso, no serviço de vídeos Metacafe, foram disponibilizados trechos e sons do filme para o público montar trailers personalizados.
As distribuidoras já se deram conta do poder da Internet na divulgação de seus lançamentos deixando para trás a época em que posteres eram o máximo que se encontrava por aí. O marketing cinematográfico ganhou muita força e passou a gerar um ROI (Return of Investment - Retorno de investimento) enorme depois que a indústria passou a ver a Internet e seu público não mais como um amontoado de violadores de copyright e sim como fonte de formadores de opinião.
O Ultimato Bourne, que estréia no dia 03/08 nos Estados Unidos, é o terceiro filme da saga de Jason Bourne, ex-espião da CIA que perde a memória durante uma missão e na tentativa de recuperar as lembranças descobre a sujeira daquela agência e passa a lutar para permanecer vivo.
Resenha cinematográfica à parte, o que interessa é a comunicação que envolve este lançamento. Comunicação esta que certamente vai estimular a memória do público a lembrar do dia da estréia. Seguindo a linha dos recentes lançamentos badalados, a Universal também abusa das campanhas de interação com a audiência.
No site do filme (56k warn!), você encontra um concurso onde você tem que procurar Bourne usando as ferramentas do Google, nos mesmos moldes de concursos como os da Fiat e Mazda, para ganhar um VW Touareg. Além disso, no serviço de vídeos Metacafe, foram disponibilizados trechos e sons do filme para o público montar trailers personalizados.
As distribuidoras já se deram conta do poder da Internet na divulgação de seus lançamentos deixando para trás a época em que posteres eram o máximo que se encontrava por aí. O marketing cinematográfico ganhou muita força e passou a gerar um ROI (Return of Investment - Retorno de investimento) enorme depois que a indústria passou a ver a Internet e seu público não mais como um amontoado de violadores de copyright e sim como fonte de formadores de opinião.