Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

segunda-feira, 23 de julho de 2007

A monetização dos blogs e a publicidade

Há algum tempo, as empresas descobriram o poder formador de opinião dos blogs e seus efeitos em relação aos produtos comercializados. Existem empresas de consultoria que oferecem estudos às grandes corporações relacionando os posts referentes a elas. Além disso, há serviços que agregam empresas interessadas que alguém escreva sobre seus produtos ou serviços, o que gera neste meio, um mercado muito promissor para todas as partes envolvidas.

A propaganda online se mostra extremamente eficiente já que oferece várias soluções agregadas em um só produto. Para uma campanha com estraégias bem definidas, a possibilidade de lançar um produto com custos baixos, alcance virtualmente ilimitado, direcionamento eficiente e acesso instantâneo às impressões e opiniões dos clientes é extrememente sedutora. Os departamentos de marketing estão pra lá de conscientes de todas essas vantagens e se desdobram para aproveitá-las.

A multiplicação da viralização é um dos efeitos dessa consiência. Um bom exemplo foi o lançamento do CD do Nine Inch Nails "Year Zero", que chegou a virar verbete enciclopédico, tamanha a repercussão da estratégia.

Do nosso lado, a consiência publicitária pode proporcionar muitas vantagens, inclusive financeiras, que vão desde ser convidado para pré-estréias exclusivas - como no caso do site Bloggers Cut da Fox, que oeferce os mimos a quem escrever sobre seus lançamentos cinematográficos - à possibilidade de blogar em sustento próprio. Há vários blogs nacionais e internacionais, cujos autores vivem da recita gerada por seu conteúdo. No Brasil, blogs como o Contraditorium.com carregam o termo Problogger em alusão ao blog homônimo, que é o pioneiro na atividade. Serviços de resenhas de posts são cada vez mais comuns e encontrar textos como make easy money online (ganhe dinheiro fácil online) é muito frequente.

Ganhar dinheiro com seu próprio conteúdo pode ser muito atrativo, desde que a avidez por novos leitores transforme o autor em uma fábrica de spams e o blog em uma espécie de Las Vegas virtual, cheio de banners piscando em anúncios de poker online. Já no caso dos anunciantes, o risco é produzir peças intrusivas demais ou exagerar na viralização (como o recente caso do Citroën C4 Pallas) e cair no descrédito. Se a monetização e a publicidade online são tendências irreversíveis, que a auto-regulamentação e o bom senso prevaleçam e dêem bons ganhos a todos!

Posts Relacionados
Anônimo disse...

Créditos para o Fabio Seixas...

Matt disse...

Não só para o Fábio Seixas e seu excelente Versão txt mas também para o Cardoso, o Inagaki (Pensar Enlouquece) e a todos os que produzem conteúdo de qualidade, pago ou não!
Um abraço e volte sempre!

Salomão disse...

1 - Cara, valeu pela sua opinião, talvez você tenha entrado de gaiato num briga que não era sua (exatamente o que aconteceu comigo), mas ainda assim concordo com você.. Tenho a sensação que as pessoas não vão comentar naquele post por "medo" de represarias.

2 - Gostei do seu blog. Em especial o fato que você posta assuntos variados e não cai na armadilha de blog de um tema só...

Abs,
Carlos

Matt disse...

Aquilo que você escreveu lá é a mais pura verdade.
Não acredito que dar a minha opinião sobre o assunto que você escreveu não seja comprar uma briga e sim, incentivar um debate sadio.
Obrigado pela sua visita!

Duda Pan disse...

excelente post.
show de bola mesmo
gde abs.

Duda Pan
Portifólio Publicitário

Anônimo disse...

É, Matt.. resta torcermos pra que a conscientização aconteça. Ótimo post!

Abs,
Luciana

Passe o mouse para comentar