Há algum tempo, as empresas descobriram o poder formador de opinião dos blogs e seus efeitos em relação aos produtos comercializados. Existem empresas de consultoria que oferecem estudos às grandes corporações relacionando os posts referentes a elas. Além disso, há serviços que agregam empresas interessadas que alguém escreva sobre seus produtos ou serviços, o que gera neste meio, um mercado muito promissor para todas as partes envolvidas.
A propaganda online se mostra extremamente eficiente já que oferece várias soluções agregadas em um só produto. Para uma campanha com estraégias bem definidas, a possibilidade de lançar um produto com custos baixos, alcance virtualmente ilimitado, direcionamento eficiente e acesso instantâneo às impressões e opiniões dos clientes é extrememente sedutora. Os departamentos de marketing estão pra lá de conscientes de todas essas vantagens e se desdobram para aproveitá-las.
A multiplicação da viralização é um dos efeitos dessa consiência. Um bom exemplo foi o lançamento do CD do Nine Inch Nails "Year Zero", que chegou a virar verbete enciclopédico, tamanha a repercussão da estratégia.
Do nosso lado, a consiência publicitária pode proporcionar muitas vantagens, inclusive financeiras, que vão desde ser convidado para pré-estréias exclusivas - como no caso do site Bloggers Cut da Fox, que oeferce os mimos a quem escrever sobre seus lançamentos cinematográficos - à possibilidade de blogar em sustento próprio. Há vários blogs nacionais e internacionais, cujos autores vivem da recita gerada por seu conteúdo. No Brasil, blogs como o Contraditorium.com carregam o termo Problogger em alusão ao blog homônimo, que é o pioneiro na atividade. Serviços de resenhas de posts são cada vez mais comuns e encontrar textos como make easy money online (ganhe dinheiro fácil online) é muito frequente.
Ganhar dinheiro com seu próprio conteúdo pode ser muito atrativo, desde que a avidez por novos leitores transforme o autor em uma fábrica de spams e o blog em uma espécie de Las Vegas virtual, cheio de banners piscando em anúncios de poker online. Já no caso dos anunciantes, o risco é produzir peças intrusivas demais ou exagerar na viralização (como o recente caso do Citroën C4 Pallas) e cair no descrédito. Se a monetização e a publicidade online são tendências irreversíveis, que a auto-regulamentação e o bom senso prevaleçam e dêem bons ganhos a todos!
A propaganda online se mostra extremamente eficiente já que oferece várias soluções agregadas em um só produto. Para uma campanha com estraégias bem definidas, a possibilidade de lançar um produto com custos baixos, alcance virtualmente ilimitado, direcionamento eficiente e acesso instantâneo às impressões e opiniões dos clientes é extrememente sedutora. Os departamentos de marketing estão pra lá de conscientes de todas essas vantagens e se desdobram para aproveitá-las.
A multiplicação da viralização é um dos efeitos dessa consiência. Um bom exemplo foi o lançamento do CD do Nine Inch Nails "Year Zero", que chegou a virar verbete enciclopédico, tamanha a repercussão da estratégia.
Do nosso lado, a consiência publicitária pode proporcionar muitas vantagens, inclusive financeiras, que vão desde ser convidado para pré-estréias exclusivas - como no caso do site Bloggers Cut da Fox, que oeferce os mimos a quem escrever sobre seus lançamentos cinematográficos - à possibilidade de blogar em sustento próprio. Há vários blogs nacionais e internacionais, cujos autores vivem da recita gerada por seu conteúdo. No Brasil, blogs como o Contraditorium.com carregam o termo Problogger em alusão ao blog homônimo, que é o pioneiro na atividade. Serviços de resenhas de posts são cada vez mais comuns e encontrar textos como make easy money online (ganhe dinheiro fácil online) é muito frequente.
Ganhar dinheiro com seu próprio conteúdo pode ser muito atrativo, desde que a avidez por novos leitores transforme o autor em uma fábrica de spams e o blog em uma espécie de Las Vegas virtual, cheio de banners piscando em anúncios de poker online. Já no caso dos anunciantes, o risco é produzir peças intrusivas demais ou exagerar na viralização (como o recente caso do Citroën C4 Pallas) e cair no descrédito. Se a monetização e a publicidade online são tendências irreversíveis, que a auto-regulamentação e o bom senso prevaleçam e dêem bons ganhos a todos!
Créditos para o Fabio Seixas...
Não só para o Fábio Seixas e seu excelente Versão txt mas também para o Cardoso, o Inagaki (Pensar Enlouquece) e a todos os que produzem conteúdo de qualidade, pago ou não!
Um abraço e volte sempre!
1 - Cara, valeu pela sua opinião, talvez você tenha entrado de gaiato num briga que não era sua (exatamente o que aconteceu comigo), mas ainda assim concordo com você.. Tenho a sensação que as pessoas não vão comentar naquele post por "medo" de represarias.
2 - Gostei do seu blog. Em especial o fato que você posta assuntos variados e não cai na armadilha de blog de um tema só...
Abs,
Carlos
Aquilo que você escreveu lá é a mais pura verdade.
Não acredito que dar a minha opinião sobre o assunto que você escreveu não seja comprar uma briga e sim, incentivar um debate sadio.
Obrigado pela sua visita!
excelente post.
show de bola mesmo
gde abs.
Duda Pan
Portifólio Publicitário
É, Matt.. resta torcermos pra que a conscientização aconteça. Ótimo post!
Abs,
Luciana