Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Fantasmas assustam?

Hoje eu vi no Sem Rótulo um artigo bem interessante sobre publicidade fantasma e vou discorrer um pouco sobre o assunto.

As assombrações publicitárias sempre estão ao nosso redor. Mas as manifestações sobrenaturais se potencializam em época de grandes premiações como o Festival de Cannes. O caso mais recente e muito comentado é o tema central do artigo escrito pelo Rafael Amaral: A agência Salles Chemistri e as peças feitas (supostamente) para o iogurte Fit Light da Itambé.
Foram usadas modelos acima do peso encenando imagens consagradas do cinema e assina dizendo:
Esqueça. O gosto dos homens nunca vai mudar. Iogurte Fit Light.
Além de ter caráter preconceituoso e machista, a produção é pobre e fere a imagem da empresa, que frente aos inúmeros comentários de clientes e internautas, prontamente divulgou em seu site uma nota de repúdio à veiculação da campanha.

Eu entrei em contato com a agência para saber qual a sua posição diante da repercussão negativa do fato e até o momento do fechamento deste post, eles não me responderam.

O fato é que anúncios fantasmas sempre existiram e é bom que eles existam. Para as marcas é válido, pois gera mídia espontânea (vide a Droga Raia). E para as agências é bom por ser uma ótima maneira de se exercitar a criatividade, de poder ousar sem o receio de não ser aceito pelo cliente, de divulgar a inventividade dos criativos e também de ganhar prêmios.

Mas a liberdade de criação não pode de maneira alguma denegrir a imagem da marca transmitindo mensagens preconceituosas e de gosto duvidoso. Nem no Desencannes. E não é necessário ser um agraciado com Leão ou Profissionais do Ano para saber disso.

Clique para ver as peças:


Posts Relacionados
ANDRÉIA disse...

A frase é péssima...

Matt disse...

Sem dúvida, Andréia.
Pior impossível.

Passe o mouse para comentar