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terça-feira, 27 de maio de 2008

A criatividade é uma beleza!

Em tempos de competição ferrenha no mercado[bb], um anúncio criativo é uma, senão a melhor das opções para quem quer ganhar espaço e vencer os concorrentes. Sem contar que anúncios criativos fortalecem a marca e se fixam na memória do consumidor[bb]. Muitas vezes, marcam também a memória de outros criativos por aí.

Esta peça feita em 2005 para a Kaiser pela Giovanni FCB e que foi shortlist em Cannes, fez muito sucesso pela irreverência. Você se lembra dessa gatinha?


E dois anos depois, a TBWA\Paris digamos, "reviveu" a idéia na campanha para a entidade Responsible Young Drivers (Jovens Motoristas Responsáveis).


Nas duas peças o conceito é o mesmo: Se o sujeito está achando as moças bonitas é porque bebeu demais e é melhor não dirigir. Antes que digam que é machismo, há versões com caras horrendos para as mesmas campanhas. Caso digam que é fazer piada com uma condição adversa de alguém, eu nem vou dar vazão porque o foco deste post é outro.

E aí? É cópia[bb] ou inspiração criativa?

*Imagens via Joelapompe

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Anônimo disse...

O conceito acaba sendo o mesmo. Esse lance de cópia e inspiração é terrível. As vezes você faz uma peça e as pessoas vêm dizer que é chupada de uma peça veiculada na Finlândia. Meu, como eu ia saber? Quando a peça é exatamente igual, conceito, tipografia que lembre a outra e afins, aí sim considero chupada, mas as vezes vemos sim, conceitos parecidos mas campanhas diferentes.

Matt disse...

Mas você não pensa que com a rapidez do fluxo de informações não fica muito mais fácil saber se está copiando ou não?

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