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segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Escovas Condor :: Você vê a diferença

Muito já se falou aqui de diferentes modelos de posicionamento de marcas, de seus efeitos e conseqüências. Todas as marcas, até mesmo a do Bar do Tião, têm (ao menos deveriam) adotar um posicionamento bem definido a fim de conquistar sua fatia no mercado e sobreviver à concorrência dele.

Mas falar no glamour que nomes conhecidos e consagrados trazem é relativamente fácil, comparado ao que é anunciar para um público que muitas vezes não entende o que você quer dizer. O que criar, como produzir, como executar e onde anunciar são problemas recorrentes em jobs como este que a curitibana OpusMúltipla realizou para as escovas de cabelo Condor.


São dois impressos sem nada de mais: fotografia simples, arte e redação idem. As peças mostram palavras representando dois tipos de cabelo: um liso e um ondulado, que antes de passar pela escova estão embaraçados e depois, na condição normal. A assinatura diz:
Novas Escovas Condor. Por onde elas passam, você vê a diferença
Como eu disse, nada de mais, mas para o público-alvo é mais do que suficiente. Pode até parecer elitista e preconceituoso de minha parte, mas eu garanto que não é. Como publicitários, temos que falar com o público, onde quer que ele esteja. Acima disso, temos que entender a linguagem, os costumes e os hábitos dele. Pessoalmente, penso que as peças são horrorosas e que nunca funcionariam para outras marcas, mas para o nicho deste produto, esão mais do que adequadas. É muito melhor do que fazer uma campanha belíssima, que o consumidor não vai entender e o que é pior: acabar rejeitando o produto por julgá-lo aquém de suas possibilidades.

Feio e mal produzido. Mas atinge o público certo e vende. E é isso o que importa!

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Rafael Amaral disse...

Apesar da crítica à estética, é interessante ver anúncios de segmentos que costumam investir tão pouco em comunicação.

Eu mesmo não consigo lembrar de outra campanha para escovas de cabelo, mas isso deve ser porque para mim elas não tem serventia.

Abraços!

Anônimo disse...

De fato as peças são um tanto toscas, mas acho que cumprem bem o seu papel, passam a mensagem que têm que passar para aquele público. Ainda assim, elas poderiam ser um pouquiiinho mais bem produzidas, né? ;)

Abs,
Luciana

Duda Pan disse...

Acho que escovas de cabelo são um produto dificilimo de anunciar, pois são muito óbvios.
mas achei o conceito da campanha legal, faltou organizar a idéia melhor e trabalhar um pouco a direção de arte.

abs.

Duda Pan
Portifólio Publicitário

ANDRÉIA disse...

De maneira muito simples, conseguiram mostrar o que se espera do produto.
Outra: Escova de cabelo não é como escova dental, que você sabe que deve trocar em poucos meses.
Deve ser muito difícil anunciar e convencer o público a comprar, pois duram muito mais tempo e geralmente não se vê necessidade de trocá-las frequentemente.

Cláudio disse...

Oi Matheus!

Desculpe a invasão, mas é aquela história... falar o que o público-alvo quer ouvir de forma oportuna e direta.

Tem produtos q não dá pra mexer muito. Mas a peça ficou legal.

Até mais!!!

Matt disse...

Ô Claudio!

Invasão nada! Seja muito bem vindo e obrigado por expressar sua opinião!

Fique à vontade para voltar sempre que quiser!

Anônimo disse...

A ideia até que está lá, não desgostei. Mas sinceramente prefiro um bom amaciador do que uma boa escova. :P

Um dos problemas do anúncio é ser demasiado simples: o fundo é branco com letras pretas e uma escova lá no meio. Tudo muito certinho.

Falta aquele factor criativo que nos põe de boca aberta. A função de uma escova é endireitar os cabelos mais teimosos. Sendo isso exactamente o que o anúncio diz, este torna-se demasiado óbvio portanto...

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