A FEMSA realmente quer ganhar mais espaço no mercado nacional de cervejas. Para isso, está apostando na sua marca principal, a Sol, como principal concorrente nesse nicho.
E para buscar um aumento de seu "market share", está investindo pesado em campanhas publicitárias. Mas podemos notar que os filmes da Sol têm muita semelhança com os da principal concorrente, a Skol.
Apesar de mostrar preferencialmente pessoas em ambiente de trabalho (ou saindo dele, em uma happy hour), o mote criativo parece ser o mesmo: jovens que não entendem muito de cerveja e que querem muita festa. Mas o apelo feminino ainda está lá. O que é certo é que nessas campanhas, estão sendo utilizadas praticamente todas as fórmulas já conhecidas e consagradas ao se anunciar produtos de apelo popular.
Muito se fala do plágio criativo e seus efeitos, mas pessoalmente, penso que é muito melhor ter seus anúncios comparados com um concorrente da mesma natureza do que com um produto que nada tem a ver com o seu. Vou explicar: a Nova Schin está veiculando um filme que foi evidentemente "inspirado" em um comercial da Coca-Cola Light! Em dois anúncios de circulação nacional, isso fica muito explícito e até quem não tem um olhar técnico pode perceber. Eu não consegui encontrar o filme "Aplausos" da Coca-Cola em português, mas vocês podem assistí-lo aqui. E o da Nova Schin está aqui embaixo. Tirem suas conclusões.
Olha...esse post tá cheio de cerveja! Ainda bem que tem um refrizinho pra rebater!
E para buscar um aumento de seu "market share", está investindo pesado em campanhas publicitárias. Mas podemos notar que os filmes da Sol têm muita semelhança com os da principal concorrente, a Skol.
Apesar de mostrar preferencialmente pessoas em ambiente de trabalho (ou saindo dele, em uma happy hour), o mote criativo parece ser o mesmo: jovens que não entendem muito de cerveja e que querem muita festa. Mas o apelo feminino ainda está lá. O que é certo é que nessas campanhas, estão sendo utilizadas praticamente todas as fórmulas já conhecidas e consagradas ao se anunciar produtos de apelo popular.
Muito se fala do plágio criativo e seus efeitos, mas pessoalmente, penso que é muito melhor ter seus anúncios comparados com um concorrente da mesma natureza do que com um produto que nada tem a ver com o seu. Vou explicar: a Nova Schin está veiculando um filme que foi evidentemente "inspirado" em um comercial da Coca-Cola Light! Em dois anúncios de circulação nacional, isso fica muito explícito e até quem não tem um olhar técnico pode perceber. Eu não consegui encontrar o filme "Aplausos" da Coca-Cola em português, mas vocês podem assistí-lo aqui. E o da Nova Schin está aqui embaixo. Tirem suas conclusões.
Olha...esse post tá cheio de cerveja! Ainda bem que tem um refrizinho pra rebater!
Fala Matt, achei bem parecido esse conceito da Nova Schin, n�o sei se chega a ser pl�gio...
Abs.
Felipe Mu�oz
www.xiscando.com
Com certeza... acho que foi bem lembrada a campanha da coca!
Eu já considero uma chupada de roteiro sim! Foi totalmente o roteiro igual, o que mudou foi a multidão (que também é comum há muito tempo) seguindo ele para a pedida! Me senti num Déjà vu!