Este site mudou!

Agora estou com uma estrutura bem mais bonita e moderna. Em instantes você será redirecionado ao novo endereço do site que é pura propaganda!
Não foi? Então visite
www.30segundos.com.br
e aproveite para atualizar o seu bookmark.

Início

terça-feira, 8 de maio de 2007

Os modelos fundamentais de propagandas de qualidade.

O livro Idéias que Colam (Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die by Chip Heath and Dan Heath) revela uma pesquisa muito interessante, que cita seis modelos básicos para que uma propaganda tenha sucesso.

Um dos trechos do livro diz: "Em 1999, uma equipe de pesquisa israelense reuniu um grupo de 200 dos melhores anúncios - propagandas que foram finalistas e vencedoras nas maiores competições de propaganda. A equipe descobriu que 89% das propagandas vencedoras poderiam ser classificadas em seis categorias ou modelos básicos. Isso é incrível. Poderíamos esperar que conceitos muito criativos apresentassem um alto nível de idiossincrasia - como um capricho de tipos criativos natos."

Os modelos são:
  • Modelo de Analogia Pictória: Apresenta analogias extremas de uma maneira visual;
  • Modelo de Situações Extremas: Onde um produto é mostrado em situações incomuns ou o atributo do produto é exagerado ao extremo;
  • Modelo de Conseqüências: Onde aponta conseqüências inesperadas de um atributo do produto;
  • Modelo de Concorrência: Onde um produto é mostrado como vencedor de uma competição com outro produto, em geral em uma situação de uso incomum;
  • Modelo de Experiências Interativas: Onde os espectadores interagem diretamente com o produto;
  • Modelo de Alteração de Dimensionalidade: Onde as dimensões do produto são manipuladas em relação ao ambiente.

Coincidentemente ou não, os anúncios premiados em festivais normalmente se pode identificar o modelo utilizado.

O estudo completo está aqui (em PDF).

Para ler mais sobre o assunto e ver alguns vídeos de cada uma das categorias, visite o blog do Fábio Seixas, que foi de onde eu compilei este texto.

Posts Relacionados