Agora, analisemos alguns dados:
- Você já viu algum outdoor, impresso, anúncio em jornal, rádio ou TV do Google ou de seus produtos?
- Você já recebeu algum tipo de mala direta?
- Você já recebeu algum email te oferecendo alguma oferta grátis para afiliação a algum produto ou serviço (que, caso você não se manifeste em contrário, lhe será cobrada uma módica quantia ao final do período de testes)?
Muito provavelmente, a sua resposta foi não para todas as perguntas. Só o que você vê são os caras lançando novos produtos, serviços, implementando novidades, facilidades, adicionando ainda mais funcionalidades ao que eles já oferecem. Com isso, já conseguiram formar um imenso grupo de "advogados" da marca. Pessoas que usam tudo o que é oferecido pela companhia, fazem tremenda (e eficiente) propaganda e geram na internet grande expectativa em relação ao próximo lançamento. Com isso, até teorias da conspiração como as do plano de dominação do mundo e golpes de estado que se proliferam em mailing lists Internet afora, só servem para aumentar ainda mais a exposição da marca ao grande público. Até mesmo aos que não têm acesso à Internet.
Coisas como as logos personalizadas do Dia da Terra (22/04) e as piadinhas do 1º de abril (aqui e aqui), são esperadas tais quais lançamentos da Apple, empresa que anuncia muito na mídia convencional. Está aí a prova definitiva de que um planejamento de marketing bem feito, aliado a um plano de comunicação eficiente e o alinhamento de toda a corporação aos objetivos, estratégias e posicionamento de uma companhia geram muitos resultados.
Aqui embaixo, as logos comemorativas (Google Doodles) do Dia da Terra desde o ano 2001:

Update: Corrigidas as datas e as ordens dos Earthday's Logos. Todas as logomarcas aqui mostradas são devidamente registradas.
muito bom o post. tá de parabéns.
Não sei se você conhece mas o blog GoogleDiscovery.com tem muita notícia sobre o Google. Você vai gostar!
Obrigado pela dica, Fábio. E pela sua visita também!